Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8703
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: "Forma de Mente, Forma de Homem": processos identitários no choque entre o "Eu" e o "Outro", como visto no personagem Shinji Ikari, de Neon Genesis Evangelion
metadata.dc.creator: Lima, Vinicius Barreto
metadata.dc.contributor.advisor1: Torres, Marck de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Adriane de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Rebouças, Eduardo Azevedo
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho objetiva analisar Shinji Ikari, o protagonista do anime “Neon Genesis Evangelion” (1995), a partir da noção de que uma perspectiva psicanalítica possa revelar conteúdos no enredo, na sua caracterização e seu desenvolvimento de personagem que não só estejam relacionados a constituição de identidade, ego e self, mas que ofereçam perspectivas ricas e didáticas sobre estes conceitos e suas manifestações em um indivíduo. Além disso, se observará a manifestação destes construtos e estruturas a partir da perspectiva da alteridade (a diferenciação, contato e relação de um indivíduo com indivíduos externos) e do sofrimento humano (tanto que origina desta diferenciação e encontro, quanto no como influencia a organização identitária). Para realizar este objetivo, será feito um levantamento teórico sobre processos identitários e identificatórios e explorada a natureza do ego e do self, e a seguir relacioná-lo com recortes do anime selecionados e transcritos que melhor pudessem fortalecer o estudo, e então se prosseguirá com uma análise mais profunda, a partir de cada recorte, interpretando e identificando as características da identidade de Shinji que foram se introjetando na trajetória de suas experiências de vida, seus mecanismos de defesa do ego no que dizem à forma que este ego se constitui (ou se destrói) e como realmente atua seu self e auto expressão no mundo.
Abstract: This paper aims to analyze Shinji Ikari, the protagonist of the anime “Neon Genesis Evangelion” (1995), based on the notion that a psychoanalytic perspective could reveal contents in the plot, in his characterization and in his character development that were not only related to the constitution of identity, ego and self, but that offered rich and didactic perspectives on these concepts and their manifestations in an individual. In addition, the manifestation of these constructs and structures will be observed from the perspective of otherness (the differentiation, contact and relationship of an individual with external individuals) and human suffering (both that which originates from this differentiation and encounter, and how it influences the organization of identity). To achieve this objective, a theoretical survey on identity and identification processes and exploration on the nature of the ego and the self shall be carried out, and then related to selected and transcribed excerpts from the anime that could best strengthen the study, and then continued with a deeper analysis, based on each excerpt, interpreting and identifying the characteristics of Shinji's identity that were internalized in the trajectory of his life experiences, his ego defense mechanisms in terms of how this ego is constituted (or destroyed) and how his self and self-expression really act in the world.
Keywords: Evangelion
Shinji
Psicanálise
Identidade
Ego
Self
Eu
Outro
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FAPSI - Faculdade de Psicologia
metadata.dc.publisher.course: Psicologia – Formação de Psicólogo - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8703
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ViniciusLima.pdf540,99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.