Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8709
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Capoeira na educação física escolar: uma possibilidade pedagógica para o 7° ano
metadata.dc.creator: Rodrigues, Imer da Silva
Guimarães, Michelly da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Nascimento, Roseane Oliveira do
metadata.dc.contributor.referee1: Gadelha, Rayza Batista
metadata.dc.contributor.referee2: Caregnato, André Felipe
metadata.dc.description.resumo: Este estudo teve como objetivo geral experimentar a capoeira como uma possibilidade pedagógica para o 7° ano, visando a valorização da cultura popular brasileira. O estudo foi uma pesquisa qualitativa e exploratória, utilizando o método de estudo de caso. A coleta de dados envolveu entrevistas semiestruturadas, observações participantes e análise documental com estudantes do 7° ano. A análise dos dados foi realizada por meio de técnicas de análise de conteúdo, visando compreender as potencialidades da capoeira como ferramenta para valorização da cultura corporal e promoção de valores humanos na escola pública de Parintins AM. Os resultados obtidos por meio do questionário aplicado revelam insights significativos sobre o conhecimento e a percepção dos alunos em relação à capoeira. A análise das respostas indicou que a maioria dos participantes não tinha um conhecimento prévio substancial sobre a capoeira, com muitos desconhecendo os nomes dos movimentos, dos instrumentos utilizados e das músicas associadas. Além disso, embora uma parcela significativa (100%) tenha relatado que gostou de conhecer a capoeira, apenas 53,85% manifestaram interesse em praticá-la, indicando uma discrepância entre o apreço pela cultura e a disposição para a prática efetiva. Os questionários também evidenciaram que a influência familiar desempenha um papel importante, já que muitos alunos têm familiares que praticam capoeira (41%), o que pode facilitar o engajamento. Esses resultados ressaltam a necessidade de uma maior inserção da capoeira no ambiente escolar, a fim de promover um conhecimento mais amplo e uma valorização dessa rica desta manifestação cultural.
Abstract: This study had as general objective to experience capoeira as a pedagogical possibility for the 7th grade, aiming at the valorization of Brazilian popular culture. The study was a qualitative and exploratory research, using the case study method. Data collection involved semi-structured interviews, participant observations and documentary analysis with 7th grade students. The data analysis was performed through content analysis techniques, aiming to understand the potentialities of capoeira as a tool for valorization of body culture and promotion of human values in the public school of Parintins-AM. The results obtained through the questionnaire applied reveal significant insights about the knowledge and perception of students in relation to capoeira. The analysis of the responses indicated that most participants had no substantial prior knowledge about capoeira, with many not knowing the names of movements, instruments used and associated songs. In addition, although a significant portion (100%) reported that they liked to know the capoeira, only 53.85% expressed interest in practicing it, indicating a discrepancy between appreciation of culture and willingness for effective practice. The questionnaires also showed that family influence plays an important role, since many students have relatives who practice capoeira (41%), which can facilitate engagement. These results highlight the need for a greater insertion of capoeira in the school environment, in order to promote a broader knowledge and appreciation of this rich cultural manifestation.
Keywords: Capoeira
Educação física escolar
Cultura corporal
Valores humanos
Identidade cultural
School fhysical education
Body culture
Human values
Cultural Identity
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Educação Física - Licenciatura - Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8709
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ImerRodrigues_MichellyGuimarães.pdf1,7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.