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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Percepções dos alunos do ensino fundamental II sobre plantas medicinais da Escola Municipal Olavo Bilac no Município de Benjamin Constant – Amazonas
metadata.dc.creator: Deveza, Joabson Rios
metadata.dc.contributor.advisor1: Lopes, Alcinei Pereira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Rosas, Lisandra Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Antônia Ivanilce Castro da
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Tales Vinicius Marinho de
metadata.dc.description.resumo: As plantas medicinais são vegetais que vem sendo utilizadas desde os primórdios, principalmente para tratar ou amenizar as enfermidades. A população Benjamin Constantense, em razão de suas características socioeconômicas e culturais, apresentam estreita intimidade com as plantas medicinais, sendo elas uma alternativa de baixo custo e uma solução viável para atenuação de suas dores e tratamento de suas enfermidades. Assim sendo, o objetivo deste trabalho foi compreender as percepções dos alunos do ensino fundamental II sobre as plantas medicinais. O estudo ocorreu na Escola Municipal Olavo Bilac, situada no município de Benjamin Constant, Amazonas, onde o público-alvo foi 121 (cento e vinte e um) alunos distribuídos entre 7 (sete) turmas do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental II, com faixa etária entre 11 a 15 anos de idade. Para a coleta de dados, realizou-se uma roda de conversa, elaboração de mapa mental e aplicação de questionário com os alunos. Foram registradas 64 (sessenta e quatro) plantas medicinais que são conhecidas ou utilizadas pelos alunos. Os quintais se destacam como a principal fonte de obtenção dessas plantas, sendo as folhas e frutos as partes mais empregadas. Predomina, entre os alunos, o uso das plantas medicinais na forma de chá, e em relação às indicações terapêuticas, observou-se que as plantas são frequentemente utilizadas para o tratamento de doenças do sistema respiratório e digestivo. Constatou-se que o saber tradicional é transmitido principalmente no ambiente familiar, onde as meninas têm um conhecimento mais profundo em relação aos meninos, sendo os pais e avós os principais disseminadores do etnoconhecimento. Conclui-se que as plantas medicinais desempenham um papel importante na saúde e cultura dos alunos, com destaque para o uso doméstico e tradicional, especialmente na forma de chá, e a disseminação do conhecimento ocorre principalmente no ambiente familiar, evidenciando a importância das gerações antigas, especialmente pais e avós, na manutenção e disseminação do etnoconhecimento.
Abstract: Medicinal plants are vegetables that have been used since ancient times, mainly to treat or alleviate illnesses. The Benjamin Constantense population, due to their socioeconomic and cultural characteristics, is closely familiar with medicinal plants, which are a low-cost alternative and a viable solution for alleviating their pain and treating their illnesses. Therefore, the objective of this work was to understand the perceptions of elementary school II students about medicinal plants. The study took place at the Escola Municipal Olavo Bilac, located in the municipality of Benjamin Constant, Amazonas, where the target audience was 121 students distributed among 7 (seven) classes from the 6th to the 9th year of Elementary School II, with ages ranging from 11 to 15 years old. Data collection took place: a conversation with students, creation of a mind map and application of a questionnaire. In which a total of 64 (sixty-four) medicinal plants were recorded that are known or used by students, backyards stand out as the main source of obtaining these plants, with leaves and fruits being the most used parts, predominating, among students, the use of medicinal plants in the form of tea, in relation to therapeutic indications, it was observed that plants are most frequently used to treat diseases of the respiratory and digestive system, finally, it was found that traditional knowledge is transmitted mainly in the family environment, where girls have deeper knowledge compared to boys, with parents and grandparents being the main disseminators of ethnoknowledge. It is concluded that medicinal plants play an important role in the health and culture of students, with emphasis on domestic and traditional use, especially in the form of tea, the dissemination of knowledge occurs mainly in the family environment, highlighting the importance of older generations, especially parents and grandparents, in the maintenance and dissemination of ethnoknowledge.
Keywords: Alto Solimões
Etnoconhecimento
Ensino
Propriedades medicinais
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Benjamin Constant
Citation: DEVEZA, Joabson Rios. Percepções dos alunos do ensino fundamental II sobre plantas medicinais da escola Municipal Olavo Bilac no Município de Benjamin Constant – Amazonas. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências: Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas, Benjamin Constant (AM), 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8711
metadata.dc.subject.controlado: .
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