Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8712
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Coordenação motora grossa de escolares com e sem professor de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental |
metadata.dc.creator: | Aranha, David Santarém Souza, Patrick Guimarães de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Nascimento, Roseane Oliveira do |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Deucivan Almeida |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cabo Verde, Evandro Jorge Souza Ribeiro |
metadata.dc.description.resumo: | A coordenação motora é a capacidade que um indivíduo tem de realizar diversos movimentos articulados com os músculos esqueléticos permitindo que este domine seu corpo e o controle de seus movimentos. Em alguns casos, crianças quando não são estimuladas corretamente tendem a ter um quoeficiente motor abaixo do nível normal que o esperado para sua idade e sexo. Este estudo tem como objetivo analisar os níveis de coordenação motora grossa de escolares de ambos os sexos, de nove a 11 anos de idade, matriculados no 4º e 5 º anos do ensino fundamental, de duas escolas da rede pública do município de Parintins-Amazonas. Os instrumentos de pesquisa foram: 1) balança e estadiometro para mensuração do IMC para caracterização da amostra; 2) o Teste de Coordenação Corporal para Crianças (Körperkoordinationstest Für Kinder - KTK). Esta pesquisa foi realizada em quatro fases. Na primeira fase foi entregue o termo de anuência nas escolas para que possamos ter acesso aos alunos e ao espaço do ambiente escolar para a coleta de dados. Na segunda fase foi encaminhado um envelope contendo o documento de autorização para preenchimento dos responsáveis dos escolares, permitindo ou não que seu(sua) filho(a) participe da pesquisa. Na terceira fase ocorreu a avaliação de peso e altura dos alunos que foram dados a permissão para participar dessa pesquisa. E por fim, na quarta fase, foi aplicado o teste (Körperkoordinationstest Für Kinder) -KTK. Os resultados permitiram observar que a escola onde os escolares apresentaram melhor desempenho na coordenação motora foi aquela com a presença do(a) professor(a) de educação física na qual a média do quoeficiente motor foi de 99,14, enquanto a média dos escolares da escola sem o professor foi de 81,43. Assim, reforçamos que a falta dessa coordenação pode afetar os escolares e ressaltamos a importância do(a) professor(a) de educação física nesta etapa da educação básica. |
Abstract: | Motor coordination is the ability of an individual to perform various movements articulated with skeletal muscles, allowing it to dominate their body and control their movements. In some cases, children when they are not stimulated correctly tend to have a motor quotient below the normal level expected for their age and sex. This study aims to analyze the levels of gross motor coordination of schoolchildren of both sexes, from nine to 11 years of age, enrolled in the 4th and 5th grades of elementary school, from two public schools in the municipality of Parintins-Amazonas. The research instruments were: 1) scale and stadiometer to measure BMI to characterize the sample; 2) the Body Coordination Test for Children (Körperkoordinationstest Für Kinder - KTK). This research was carried out in four phases. In the first phase, the consent form was delivered to the schools so that we can have access to students and the space of the school environment for data collection. In the second phase, an envelope containing the authorization document was sent to the parents or guardians of the students, allowing or not their child to participate in the research. In the third phase, the weight and height of the students who were given permission to participate in this research were evaluated. And finally, in the fourth phase, the test (Körperkoordinationstest Für Kinder) -KTK was applied. The results showed that the school where the students presented the best performance in motor coordination was the one with the presence of the physical education teacher, in which the mean motor quotient was 99.14, while the average of the students in the school without the teacher was 81.43. Thus, we reinforce that the lack of this coordination can affect students and emphasize the importance of the physical education teacher in this stage of basic education. |
Keywords: | Coordenação motora Escolares Ensino fundamental anos iniciais Educação fisica Motor coordination School Elementary school early year Physical education |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Educação Física - Licenciatura - Parintins |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8712 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências da Saúde |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_DavidAranha_PatrickSouza.pdf | 446,18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.