Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8723
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Mãe em todo o tempo, estudante quando possível: o contexto de mulheres gestantes e mães na graduação de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas – Campus Manaus |
metadata.dc.creator: | Ferreira, Simara Alves |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Costa, Roberta Justina da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cavalcante, Lidiany de Lima |
metadata.dc.contributor.referee2: | Teles, Maria Alcione Pereira |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho explora a vivência de mulheres que conciliam maternidade, trabalho e estudos na graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Manaus, destacando as complexidades e desafios enfrentados em sua tríplice jornada. A pesquisa busca compreender como essas estudantes, em sua maioria mães que atuam no mercado de trabalho, tanto em atividades registradas, quanto por conta própria, e cuidam de crianças pequenas, enfrentam a sobrecarga de responsabilidades e os impactos dessa dinâmica na trajetória acadêmica. Para isso, adotou-se uma metodologia qualitativa, utilizando questionários eletrônicos aplicados a estudantes mães, que relatam as dificuldades enfrentadas, a organização do tempo e a importância das redes de apoio e das políticas institucionais para viabilizar sua permanência no ensino superior. Os resultados revelam que essas mulheres lidam com sentimento de culpa e insuficiência devido à dificuldade de dividir o tempo entre a vida acadêmica e o cuidado dos filhos, o que muitas vezes leva a reprovações e atrasos na formação. Além disso, identificou-se que o curso noturno é uma escolha frequente para que possam trabalhar durante o dia, garantindo o sustento da família. O estudo enfatiza a necessidade de um ambiente acadêmico mais acolhedor e inclusivo, que ofereça suporte e assistência adequados para estudantes mães, reduzindo a evasão e promovendo uma experiência universitária mais equitativa. Ao ouvir essas mulheres, o trabalho contribui para o entendimento das condições necessárias para que a graduação em Serviço Social na UFAM Campus Manaus seja um espaço acessível e transformador para mães e trabalhadoras. |
Abstract: | This study explores the experiences of women who balance motherhood, work, and studies while pursuing an undergraduate degree in Social Work at the Federal University of Amazonas (UFAM), Manaus Campus, highlighting the complexities and challenges faced in their triple journey. The research aims to understand how these students, most of whom are mothers engaged in the labor market—whether in formal employment or self-employment—while also caring for young children, cope with the overload of responsibilities and the impact of this dynamic on their academic trajectory. To achieve this, a qualitative methodology was adopted, using electronic questionnaires applied to student mothers, who reported the difficulties they face, their time management strategies, and the importance of support networks and institutional policies in enabling their continued higher education. The results reveal that these women struggle with feelings of guilt and inadequacy due to the challenge of dividing their time between academic life and childcare, which often leads to academic failures and delays in their studies. Furthermore, it was found that evening courses are a frequent choice, allowing them to work during the day to support their families. The study emphasizes the need for a more welcoming and inclusive academic environment that provides adequate support and assistance for student mothers, reducing dropout rates and promoting a more equitable university experience. By listening to these women, this research contributes to understanding the necessary conditions for the Social Work undergraduate program at UFAM Manaus Campus to become an accessible and transformative space for mothers and working women. |
Keywords: | Maternidade Ensino superior Trabalho |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVICO SOCIAL Serviço Social |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | IFCHS - Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais |
metadata.dc.publisher.course: | Serviço Social - Bacharelado - Manaus |
Citation: | FERREIRA, Simara Alves. Mãe em todo o tempo, estudante quando possível: o contexto de mulheres gestantes e mães na graduação de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas – Campus Manaus. 2025. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2025. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8723 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_SimaraFerreira.pdf | 478,04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.