Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8730
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Motivos da participação e desinteresse nas aulas práticas de educação física no ensino médio do município de Nhamundá/AM
metadata.dc.creator: Batista, Afonso Kevin da Costa
Santos, Marcos André Souza dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Nascimento, Roseane Oliveira do
metadata.dc.contributor.referee1: Caregnato, André Felipe
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, Luciano Kleber Pinheiro da
metadata.dc.description.resumo: O desinteresse de alunos nas aulas práticas de Educação Física do Ensino Médio é uma constante dentro do contexto educacional brasileiro e o município de Nhamundá, principalmente nas aulas práticas, não fica alheio a essa realidade. No entanto, não se sabe ao certo quais são os fatores deste desinteresse. Entendemos e conhecer tais fatores proporcionará à equipe pedagógica da escola e principalmente os professores de educação física, buscar meios de intervir diante deste cenário e revertê-lo – tornando as aulas de educação física escolar do Ensino Médio mais populosas, atendendo aos objetivos desta disciplina enquanto componente curricular. O objetivo desta pesquisa é investigar os fatores que levam o desinteresse de alunos nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Mais especificamente, pretende-se identificar quais são as razões que levam os alunos a desmotivação e desinteresse das aulas práticas de Educação Física e comparar o nível de desinteresse destes alunos entre os níveis de escolaridades do Ensino Médio. Este estudo foi realizado em três etapas: Na primeira etapa foi realizada uma reunião com a gestão escolar para esclarecer os objetivos da pesquisa e obter autorização para realização da mesma mediante a assinatura do termo de anuência. Na segunda etapa realizamos o envio dos envelopes aos responsáveis, contendo a ficha anamnese e o TCLE. Esta etapa de recrutamento da amostra deu-se início posterior a observação para garantir que tanto os alunos quanto os professores não tivessem conhecimento quanto aos objetivos da pesquisa e não comprometessem os resultados esperados. Na terceira e última etapa, os alunos que estavam devidamente autorizados pelos responsáveis e que aceitaram participar do estudo mediante assinatura do TCLE foram convocados para realizar o preenchimento do questionário. Os resultados indicam que 57% dos alunos (as) participam das aulas de Educação Física para ganhar a nota atribuída pelo professor. Os fatores que levam ao desinteresse de alunos das aulas de Educação Física no Ensino Médio se referem à desmotivação, com 32%, somados aos conteúdos repetitivos desenvolvidos durante as aulas (futebol, vôlei, queimada), com 30%. Conclui-se que é necessário ir além da obrigatoriedade da disciplina, desenvolvendo aulas mais diversificadas, abrangendo os esportes tradicionais e outras atividades físicas que possam ser relacionadas com a cotidiano do aluno dentro e fora da escola, estimulando o seu bem-estar e prazer pela prática de Educação Física.
Abstract: The lack of interest of students in practical Physical Education classes in high school is a constant within the Brazilian educational context and the municipality of Nhamundá, especially in practical classes, is not oblivious to this reality. However, it is not known for sure what the factors behind this lack of interest are. We understand and knowing these factors will enable the school's pedagogical team, and especially the physical education teachers, to seek ways to intervene in this scenario and reverse it - making high school physical education classes more populous, meeting the objectives of this discipline while curricular component. The objective of this research is to investigate the factors that lead to students' lack of interest in Physical Education classes in high school. More specifically, the aim is to identify the reasons that lead students to become unmotivated and disinterested in practical Physical Education classes and to compare the level of disinterest of these students between the secondary education levels. This study was carried out in three stages: In the first stage, a meeting was held with school management to clarify the objectives of the research and obtain authorization to carry it out by signing the consent form. In the second stage, we sent envelopes to those responsible, containing the anamnesis form and the ICF. This sample recruitment stage began after observation to ensure that both students and teachers were unaware of the research objectives and did not compromise the expected results. In the third and final stage, students who were duly authorized by their guardians and who agreed to participate in the study by signing the ICF were invited to complete the questionnaire. The results indicate that 57% of students participate in Physical Education classes to earn the grade assigned by the teacher. The factors that lead to students' lack of interest in Physical Education classes in high school refer to demotivation, with 32%, added to the repetitive content developed during classes (football, volleyball, dodgeball), with 30%. It is concluded that it is necessary to go beyond the mandatory discipline, developing more diversified classes, covering traditional sports and other physical activities that can be related to the student's daily life inside and outside school, stimulating their well-being and enjoyment of practice of Physical Education.
Keywords: Ensino médio
Educação física
Evasão escolar
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Educação Física - Licenciatura - Parintins
Citation: BATISTA, Afonso Kevin da Costa; SANTOS, Marcos André Souza dos. Motivos da participação e desinteresse nas aulas práticas de educação física no ensino médio do município de Nhamundá/AM. 2025. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Amazonas, Parintins (AM), 2025.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8730
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AfonsoBatista_MarcosSantos.pdf2,08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.