Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8738
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | O ensino da história e cultura indígena em duas escolas públicas de Manaus: um olhar para a lei e para as práticas pedagógicas |
metadata.dc.creator: | Lima, Yasmim de Oliveira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Souza, Marinês Viana de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Caldas, Edla Cristina Rodrigues |
metadata.dc.description.resumo: | O trabalho analisa a implementação da Lei nº 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas brasileiras. Focado em duas escolas públicas de Manaus, o estudo investiga como essas temáticas são abordadas nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) e nas práticas escolares da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho utiliza uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica, documental e observações de campo realizadas durante os estágios supervisionados. Os resultados revelam uma implementação limitada da lei, com práticas pedagógicas frequentemente marcadas por estereótipos e superficialidades. Observa-se que os PPPs das escolas analisadas mencionam pouco ou nada sobre as culturas indígenas, refletindo a ausência dessas temáticas no cotidiano escolar. O estudo enfatiza a necessidade de ações efetivas para garantir a implementação da lei nas escolas, para promover uma educação mais equitativa e multicultural. Também ressalta o papel central da escola na formação de uma consciência crítica e no combate à discriminação. |
Abstract: | The work analyzes the implementation of Law nº. 11.645/08, that makes mandatory the teaching of Afro-Brazilian and indigenous history and culture in Brazilian schools. Focused on two public schools in Manaus, the study investigates how these themes are addressed in Pedagogical Political Projects (PPPs) and in school practices in Early Childhood Education and the Initial Years of Elementary Education. The work uses a qualitative approach, with bibliographical and documentary research and field observations carried out during supervised internships. The results reveal a limited implementation of the law, with pedagogical practices often marked by stereotypes and superficiality. It is observed that the PPPs of the analyzed schools mention little or nothing about indigenous cultures, reflecting the absence of these themes in everyday school life. The study emphasizes the need for effective actions to ensure the implementation of the law in schools, to promote more equitable and multicultural education. It also highlights the central role of schools in forming critical consciousness and combating discrimination. |
Keywords: | Cultura indígena Lei n° 11.645/08 Projeto político-pedagógico Educação Indigenous culture Law n° 11.645/08 Political-pedagogical project Education |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
Citation: | LIMA, Yasmim de Oliveira. O ensino da história e cultura indígena em duas escolas públicas de Manaus: um olhar para a lei e para as práticas pedagógicas. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8738 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_YasmimLima.pdf | TCC | 424,47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.