Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8752
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Relação público-privada no Amazonas: uma análise da lógica neoliberal na educação por meio do Programa Pense Grande Tech |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Kamilli Vitória da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Nogueira, Sílvia Cristina Conde |
metadata.dc.contributor.referee1: | Aranha, Rudervania da Silva Lima |
metadata.dc.contributor.referee2: | Mota, Flavia Luenny da Silva |
metadata.dc.description.resumo: | Analisa a lógica neoliberal na educação pública escolarizada no Brasil, destacando o Programa Pense Grande Tech, resultado da relação público-privada (RPP) entre a SEDUC/AM e a Fundação Telefônica Vivo. O estudo contextualiza o neoliberalismo como projeto político, econômico, ideológico e social, evidenciando as RPP como uma expressão concreta desse ideário, o qual ganha nuances com a reforma do ensino médio pela Lei nº 13.415/2017 que intensificou a entrada de atores privados no campo educacional. A investigação utiliza a perspectiva teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético, nesse viés, combina análise documental e bibliográfica para identificar a materialidade histórica das RPP no Brasil, caracterizar o Programa Pense Grande Tech (PPGT) e discutir as contradições desse mesmo programa na oferta educacional. Os resultados revelam que a iniciativa privada atende aos interesses empresariais-mercadológicos, promovendo a flexibilização curricular e priorizando o modelo educacional por competências, historicamente alinhado às demandas capitalistas, enquanto atua na promoção de materiais prontos e padronizados que moldam a formação da juventude amazonense. Conclui reconhecendo a necessidade de uma educação que transcenda os limites do capital, enfatizando a importância de uma formação que seja integrada aos princípios do trabalho, da ciência e da cultura. |
Abstract: | Analiza la lógica neoliberal en la educación pública escolarizada en Brasil, destacando el Programa Pense Grande Tech, resultado de la relación público-privada (RPP) entre la SEDUC/AM y la Fundación Telefônica Vivo. El estudio contextualiza el neoliberalismo como un proyecto político, económico, ideológico y social, evidenciando las RPP como una expresión concreta de esta ideología, que adquiere matices con la reforma de la educación secundaria por la Ley nº 13.415/2017, la cual promovió la entrada de actores privados en el ámbito educativo. La investigación utiliza la perspectiva teórico-metodológica del materialismo histórico-dialéctico, combinando análisis documental y bibliográfico para identificar la materialidad histórica de las RPP en Brasil, caracterizar el Programa Pense Grande Tech (PPGT) y discutir las contradicciones de este programa en la oferta educativa. Los resultados revelan que la iniciativa privada responde a intereses empresariales-mercantilistas, promoviendo la flexibilización curricular y priorizando un modelo educativo basado en competencias, históricamente alineado con las demandas capitalistas, mientras actúa en la promoción de materiales listos y estandarizados que moldean la formación de la juventud amazónica. Concluí reconociendo la necesidad de una educación que trascienda los límites del capital, enfatizando la importancia de una formación estar integrado a los principios del trabajo, la ciencia y la cultura. |
Keywords: | Lógica neoliberal Relações público-privadas Reforma do ensino médio Programa Pense Grande Tech |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
Citation: | OLIVEIRA, Kamilli Vitória da Silva Oliveira. Relação público-privada no Amazonas: uma análise da lógica neoliberal na educação por meio do Programa Pense Grande Tech. 2024. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8752 |
metadata.dc.contributor.grupo-pesquisa: | FINEDAM - Grupo de Pesquisa de Financiamento da Educação na Amazônia |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_KamilliOliveira.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.