Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8754
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Análise das estratégias mercadológicas de uma loja de eletrodomésticos na cidade de Parintins-AM: um estudo de caso
Other Titles: Analysis of the marketing strategies of a home appliance store in the city of Parintins-AM: a case study
metadata.dc.creator: Lira, Israel Reis
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Francisco Alcicley Vasconcelos
metadata.dc.contributor.referee1: Pontes, Raimundo Vítor Ramos
metadata.dc.contributor.referee2: Gaspar, Ligiane de Almeida
metadata.dc.description.resumo: A área do Marketing é fundamental para o crescimento das empresas, principalmente em um cenário cheio de mudanças sociais, econômicas e sociais. Este estudo tem como objetivo central analisar as estratégias mercadológicas adotadas por uma loja de eletrodomésticos localizada no município de Parintins-AM. A metodologia utilizada compreendeu em uma pesquisa do tipo descritiva, tendo como principal abordagem a pesquisa quanti-qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos foram realizadas uma pesquisa bibliográfica, uma pesquisa de campo, um estudo de caso e levantamento (survey). Os resultados demonstraram que a empresa investe amplamente no composto de marketing, buscando alinhá-lo às mudanças do mercado, ao perfil do cliente, na intenção de satisfazer suas necessidades e desejos. As estratégias mercadológicas identificadas consistem na variedade dos produtos, na divulgação por meio de propagandas de rádio e TV e panfletagem; a excelência no atendimento ao cliente; as promoções realizadas durante as datas comemorativas e formas de pagamento. Assim, conclui-se que o marketing é uma área fundamental para as empresas na contemporaneidade, pois suas ações visam atrair e fidelizar clientes, aumentar as vendas e o lucro, bem como agregar valor à sua marca diante da concorrência.
Abstract: The Marketing area is fundamental for the growth of companies, especially in a scenario full of social, economic and social changes. This study's main objective is to analyze the marketing strategies adopted by an appliance store located in the city of Parintins-AM. The methodology used comprised a descriptive research, with the main approach being quantitative and qualitative research. As for the technical procedures, a bibliographical research, a field research, a case study and a survey were carried out. The results demonstrate that the company invests heavily in the marketing mix, seeking to align them with market changes, with the customer profile, with the intention of satisfying their needs and desires. The marketing strategies consist of the variety of products, advertising through radio and TV advertisements and leaflets; excellence in customer service; promotions carried out during commemorative dates. Thus, it can be concluded that marketing is a fundamental area for companies in contemporary times, as its actions aim to attract and retain customers, increase sales and profits, and add value to its brand in the face of competition.
Keywords: Estratégias mercadológicas
Composto de marketing
Cliente
Mercado
Marketing strategies
Marketing mix
Customer
Market
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8754
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_IsraelLira.pdf808,91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.