Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8757
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Integração de saberes tradicionais e científicos: preservação e uso de plantas medicinais na escola da comunidade indígena Ũ’tchigüne na Amazônia brasileira
metadata.dc.creator: Rodrigues, Elissadrina Felix
metadata.dc.contributor.advisor1: Coutinho, Taciana de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo, Tales Vinicius Marinho de
metadata.dc.contributor.referee2: Mendoza, Anita Yris Garcia
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho aborda a integração de saberes tradicionais e científicos no uso de plantas medicinais pela comunidade indígena Ũ'tchigüne. O estudo teve como objetivo integrar conhecimentos científicos e tradicionais sobre plantas medicinais no currículo escolar da comunidade indígena Ũ’tchigüne para promover a saúde, o bem-estar e a valorização cultural dos alunos. Utilizando metodologias qualitativas, como entrevistas semiestruturadas, grupos focais, observação participante e análise documental, foi possível mapear os saberes locais e no ensino da curricular. Os resultados demonstram que as plantas medicinais desempenham um papel central na saúde dos Indígenas Ticuna A transmissão desse conhecimento ocorre de forma intergeracional, principalmente por mulheres, garantindo sua continuidade cultural. A integração desses saberes no ambiente escolar não apenas valoriza a cultura indígena, mas também enriquece o ensino de Ciências, promovendo um diálogo entre o conhecimento tradicional e científico. Além disso, a elaboração de materiais educativos, como cartilha, contribuiu para divulgar essas práticas de forma acessível. Conclui-se que a valorização e a sistematização do conhecimento tradicional sobre plantas medicinais são fundamentais para a promoção de uma educação interdisciplinar, contextualizada e voltada para o desenvolvimento sustentável e a preservação da biodiversidade na região amazônica.
Abstract: Este trabajo aborda la integración de los conocimientos tradicionales y científicos en el uso de plantas medicinales por parte de la comunidad indígena Ũ'tchigüne. El estudio tuvo como objetivo integrar el conocimiento científico y tradicional sobre las plantas medicinales en el currículo escolar de la comunidad indígena Ũ'tchigüne para promover la salud, el bienestar y la apreciación cultural de los estudiantes. Utilizando metodologías cualitativas, como entrevistas semiestructuradas, grupos focales, observación participante y análisis de documentos, fue posible mapear el conocimiento local y en la enseñanza del currículo. Los resultados demuestran que las plantas medicinales juegan un papel central en la salud del Pueblo Indígena Ticuna. La transmisión de estos conocimientos se produce de manera intergeneracional, principalmente por parte de las mujeres, asegurando su continuidad cultural. La integración de estos conocimientos en el ámbito escolar no solo valora la cultura indígena, sino que también enriquece la enseñanza de las Ciencias, promoviendo un diálogo entre los conocimientos tradicionales y los científicos. Además, la elaboración de materiales didácticos, como un cuadernillo, contribuyó a difundir estas prácticas de manera accesible. Se concluye que la valorización y sistematización de los conocimientos tradicionales sobre plantas medicinales son fundamentales para la promoción de una educación interdisciplinaria, contextualizada y enfocada en el desarrollo sostenible y la preservación de la biodiversidad en la región amazónica.
Keywords: Educação intercultural
Saúde comunitária
Sustentabilidade
Preservação cultural
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Benjamin Constant
Citation: RODRIGUES, Elissadrina Felix. Integração de saberes tradicionais e científicos: preservação e uso de plantas medicinais na escola da comunidade indígena Ũ’tchigüne na Amazônia brasileira. 2024. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências: Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas, Benjamin Constant (AM), 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8757
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ElissadrinaRodrigues.pdf4,41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.