Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8762
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Algeplan como ferramenta auxiliar no ensino de álgebra do 9º ano
Other Titles: Algeplan as an auxiliary tool in teaching 9th year algebra
metadata.dc.creator: Marcellino, Fábio Furtado
metadata.dc.contributor.advisor1: Prata, Roberto Antonio Cordeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Silvia Dias de
metadata.dc.contributor.referee2: Cabral, Valtemir Martins
metadata.dc.description.resumo: O artigo "ALGEPLAN COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE ÁLGEBRA DO 9º ANO" apresenta o Algeplan® como um recurso didático para o ensino de álgebra no 9º ano do ensino fundamental. O estudo destaca a dificuldade dos alunos com a álgebra tradicional e propõe o uso de um kit manipulável composto por peças físicas que representam variáveis e operações matemáticas. • Introdução: Discute a importância do ensino de álgebra e a necessidade de métodos que facilitem a compreensão dos alunos, citando diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). • Dificuldades no Ensino de Álgebra: Aponta a desmotivação dos alunos e o impacto do ensino tradicional focado na memorização. • Uso do Algeplan: O kit consiste em peças geométricas que auxiliam na visualização e resolução de equações de primeiro e segundo grau, permitindo a interação concreta com conceitos abstratos. • Aplicações: ◦ Resolução de equações quadráticas por meio da organização das peças. ◦ Obtenção de raízes e fatoração de polinômios de forma visual. ◦ Utilização de peças negativas para representar números negativos. ◦ Representação de trinômios quadrados perfeitos. • Conclusão: O Algeplan é uma ferramenta eficaz que torna a álgebra mais acessível e envolvente, reduzindo a ansiedade dos alunos e promovendo um aprendizado mais intuitivo. O artigo reforça que o uso do Algeplan pode ser integrado às aulas tradicionais para aumentar o engajamento e facilitar a compreensão dos conceitos algébricos.
Abstract: The article "ALGEPLAN AS AN AUXILIARY TOOL IN TEACHING 9TH GRADE ALGEBRA" presents Algeplan® as a didactic resource for teaching algebra in the 9th grade of elementary school. The study highlights students' difficulties with traditional algebra and proposes the use of a manipulable kit composed of physical pieces that represent variables and mathematical operations. • Introduction: Discusses the importance of teaching algebra and the need for methods that facilitate students’ understanding, citing guidelines from the Common National Curriculum Base (BNCC). • Difficulties in Teaching Algebra: Points out students' lack of motivation and the impact of traditional teaching focused on memorization. • Use of Algeplan: The kit consists of geometric pieces that help visualize and solve first and second-degree equations, allowing concrete interaction with abstract concepts. • Applications: ◦ Solving quadratic equations by organizing the pieces. ◦ Finding roots and factoring polynomials visually. ◦ Using negative pieces to represent negative numbers. ◦ Representing perfect square trinomials. • Conclusion: Algeplan is an effective tool that makes algebra more accessible and engaging, reducing students' anxiety and promoting more intuitive learning. The article reinforces that the use of Algeplan can be integrated into traditional classes to increase engagement and facilitate the understanding of algebraic concepts.
Keywords: Algeplan
Álgebra
Equação
Quadrática
Algebra
Equationx
Quadratic
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICE - Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.course: Matemática - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8762
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_FabioMarcellino.pdf.pdf1,44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.