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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8763
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A docência e o apoio especializado na educação especial: um estudo do perfil profissional e funções exercidas em instituições educacionais |
metadata.dc.creator: | Melo, Tayna Nascimento de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Braule, Gilvânia Plácido |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Andréia Francisca de Assis de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Abelaez, Elizilda Rosendo |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho de conclusão de curso aprofunda o conhecimento sobre docência e o apoio especializado na educação especial e teve como objetivo geral analisar o perfil docente e do apoio especializado na educação especial em suas múltiplas funções no Sistema Municipal de Ensino em Benjamin Constant/AM, e como objetivos específicos: a) identificar a formação inicial e continuada de profissionais com atuação na docência e no apoio especializado, b) compreender as diferentes funções profissionais exercidas no contexto da educação especial, c) averiguar como se compreende à docência e a importância da educação especial, d) conhecer a percepção e perspectivas de melhorias da docência na educação especial. O estudo contribuirá para apresentar demandas e potencialidades para a educação especial no que tange ao docente em suas múltiplas funções de professor, mediador e auxiliar de vida escolar e utilizou como referencial teórico autores como: Mantoan (2008), Mazotta (1982) e outros. Foi desenvolvido como um estudo de caso qualitativo orientado pelo método indutivo com aplicação de questionário survey e análise documental. Os resultados apontam que há entendimento quanto a função da docência e do apoio especializado, contudo este último ainda não compreendido por alguns. Os docentes e mediadores possuem formação superior e os Auxiliares da Vida escolar na sua maioria possuem nível médio. Compreender como a docência se constitui e se caracteriza é essencial, bem como reconhecer a função importante de auxiliares de apoio para entendermos como a educação especial vem sendo desenvolvida, uma vez que a profissão docente e a de apoio especializado exerce um papel de educar e cuidar dos discentes que apresentam deficiências diversas, apesar de que a função de auxiliar ainda não é regulamentada como por lei como profissão. |
Abstract: | Este trabajo final de curso profundiza los conocimientos sobre la docencia y el apoyo especializado en educación especial y tuvo como objetivo general analizar el perfil docente y de apoyo especializado en educación especial en sus múltiples funciones en el Sistema Educativo Municipal Benjamín Constant/AM, y como objetivos específicos: a) identificar la formación inicial y continua de los profesionales que trabajan en docencia y apoyo especializado, b) comprender las diferentes funciones profesionales que se desempeñan en el contexto de la educación especial, c) investigar cómo se entiende la docencia y la importancia de la educación especial, d) comprender la Percepción y perspectivas de mejora en la enseñanza en educación especial. El estudio contribuirá a presentar las demandas y potencialidades de la educación especial en relación al docente en sus múltiples roles de docente, mediador y asistente de vida escolar y utilizó autores como: Mantoan (2008), Mazotta (1982) y otros como referencial teórico. Se desarrolló como un estudio de caso cualitativo guiado por el método inductivo con la aplicación de un cuestionario de encuesta y análisis documental. Los resultados indican que existe comprensión respecto al papel de la docencia y del apoyo especializado, aunque este último aún no es comprendido por algunos. Los docentes y mediadores tienen educación superior y la mayoría de los Auxiliares de Vida Escolar tienen educación secundaria. Comprender cómo se constituye y caracteriza la enseñanza es esencial, así como reconocer el importante papel de los asistentes de apoyo para entender cómo se ha desarrollado la educación especial, ya que la profesión docente y de apoyo especializado juega un papel en la educación y el cuidado de estudiantes que presentan diversas discapacidades, aunque el rol del asistente aún no está regulado por la ley como profesión. |
Keywords: | Docência Educação especial Inclusão Mediador Auxiliar de vida escolar |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8763 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
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