Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8764
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A potencialização da psicomotricidade na educação infantil e o desenvolvimento integral da criança
Other Titles: The enhancement of psychomotricity in early childhood education and the integral development of the child
metadata.dc.creator: Pinheiro, Ana Paula Góes
metadata.dc.contributor.advisor1: Belém, Maria de Jesus Campos de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Denilson Diniz
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho, de natureza qualitativa, apresentamos a pesquisa intitulada de “A potencialização da Psicomotricidade na Educação Infantil e o desenvolvimento integral da Criança”, com o objetivo principal de compreender qual a importância de o professor exercer na prática pedagógica o papel de mediação adequada para potencializar o desenvolvimento psicomotor da criança. A Psicomotricidade é uma ciência que estuda a relação das funções motoras e psíquicas da criança. Ou seja, a relação que existe entre o corpo e a mente. Wallon (1925) observou os movimentos humanos, chegando à conclusão que estes são categorias fundantes como instrumento na construção do psiquismo. Especialmente, na etapa de Educação Infantil, torna-se de suma importância que as competências e habilidades psicomotoras sejam trabalhadas, por meio de interações e brincadeiras ao longo dessa fase de desenvolvimento, constituindo alicerces para um desempenho adequado da criança nas demais etapas de ensino subsequentes. A coleta de dados para análise da problemática de estudo se deu por meio de pesquisa bibliográfica com um levantamento exploratório de produções científicas de TCCs, Dissertações e Teses que tratam da temática em questão. O intuito é de contribuir com reflexões com base em estudos já disponíveis em repositórios acadêmicos, na expectativa de auxiliar os educadores a ressignificar seu olhar sobre a própria prática, no que tange a sua relação com a psicomotricidade na Educação Infantil, valorizando o brincar e a interação social como pilares fundamentais para potencializar o desenvolvimento integral da criança, funções motoras, cognitivas e afetivas, dentre outras que são fundamentais.
Abstract: In this qualitative work, we present the research entitled “The enhancement of Psychomotricity in Early Childhood Education and the integral development of the Child”, with the main objective of understanding the importance of the teacher exercising the role of adequate mediation in pedagogical practice to enhance the psychomotor development of the child. Psychomotricity is a science that studies the relationship between the motor and psychic functions of the child. In other words, the relationship that exists between the body and the mind. Wallon (1925) observed human movements, concluding that these are fundamental categories as an instrument in the construction of the psyche. Especially in the Early Childhood Education stage, it becomes extremely important that psychomotor skills and abilities are worked on, through interactions and games throughout this phase of development, constituting the foundation for the child's adequate performance in the other subsequent stages of education. Data collection for analysis of the study problem was carried out through bibliographic research with an exploratory survey of scientific productions of TCCs, Dissertations and Theses that deal with the theme in question. The aim is to contribute with reflections based on studies already available in academic repositories, in the hope of helping educators to reframe their view of their own practice, regarding its relationship with psychomotricity in Early Childhood Education, valuing play and social interaction as fundamental pillars to enhance the child's integral development, motor, cognitive and affective functions, among others that are fundamental.
Keywords: Psicomotricidade
Educação infantil
Desenvolvimento integral
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8764
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AnaPaulaPinheiro.pdf581,49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.