Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8766
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A escola de vidro: quando Ruth Rocha encontra Michel Foucault |
metadata.dc.creator: | Silva, Ana Gabriele dos Anjos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Costa, Carlos Rubens de Souza |
metadata.dc.contributor.referee1: | Noronha, Nelson Matos de |
metadata.dc.description.resumo: | O trabalho tem por objetivo entender como uma representação metafórica da escola como sendo “de vidro”, oferecida por Ruth Rocha, em Quando a escola é de vidro (2003), apesar de tão insólita, é ao mesmo tempo tão reveladora do modo como se organiza a escola tradicionalmente na realidade, a ponto de coincidir com vários aspectos das instituições disciplinares, revelados por Foucault, em sua análise histórico-filosófica apresentada em Vigiar e punir (1999). Para fundamentar essa comparação entre esses dois textos, um de natureza metafórica e outro de natureza conceitual, fundamentamo-nos na teoria da metáfora apresentada por Paul Ricoeur (2012) que demonstra que a metáfora tem um valor cognitivo, tanto quanto o conceito, na representação da realidade. |
Abstract: | The aim of this study is to understand how a metaphorical representation of the school as "made of glass," offered by Ruth Rocha in When the School is Made of Glass (1986), although so unusual, is simultaneously so revealing of how traditional schools are organized in reality, to the point of coinciding with several aspects of disciplinary institutions revealed by Foucault in his historical-philosophical analysis presented in Discipline and Punish (1999). To support this comparison between these two texts—one metaphorical and the other conceptual—we rely on the theory of metaphor presented by Paul Ricoeur (2012), which demonstrates that the metaphor has cognitive value, just as much as the concept, in representing reality. |
Keywords: | Michel Foucault Ruth Rocha Metáfora Poder disciplinar Escola |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
Citation: | SILVA, Ana Gabriele dos Anjos. A escola de vidro: quando Ruth Rocha encontra Michel Foucault. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8766 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_AnaGabrieleSilva.pdf | 515,38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.