Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8769
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A biblioteca escolar e o incentivo à leitura pela literatura fantástica
Other Titles: The school library and the encouragement of reading through fantasy literature
metadata.dc.creator: Farias, Ketlen Mendonça
metadata.dc.contributor.advisor1: Bessa, Amanda de Queiroz
metadata.dc.contributor.referee1: Nunes, Katty Anne de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Marquez, Suely Oliveira Moraes
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho analisa como a biblioteca escolar promove o incentivo à leitura utilizando a literatura fantástica como ferramenta. Para isso, os objetivos específicos da pesquisa incluem: reafirmar a relevância da biblioteca escolar no processo de incentivo à leitura; identificar as atividades de leitura realizadas com o uso da literatura fantástica; verificar a participação do bibliotecário no desenvolvimento dessas ações. O estudo reafirma a biblioteca escolar como um espaço essencial para a formação de leitores, enquanto explora o papel central do bibliotecário como mediador no processo de leitura. A pesquisa fundamenta-se em uma revisão bibliográfica que aborda os tipos de leitura, a relevância da literatura fantástica no contexto escolar e as práticas do bibliotecário na mediação de leitura. Destaca-se que a literatura fantástica possui um potencial significativo para despertar a imaginação, a curiosidade e o senso crítico dos estudantes, favorecendo um envolvimento mais profundo com o ato de ler. O bibliotecário, em parceria com o corpo pedagógico, ao desenvolver atividades dinâmicas, criativas e colaborativas, como clubes de leitura e oficinas temáticas, pode fortalecer o vínculo dos alunos com os livros, ampliando o papel da biblioteca como um centro cultural e pedagógico essencial para o ambiente escolar.
Abstract: This study analyzes how the school library promotes reading encouragement using fantasy literature as a tool. To this end, the specific objectives of the research include reaffirming the relevance of the school library in the process of encouraging reading, identifying reading activities carried out with the use of fantasy literature, and verifying the librarian's participation in the development of these actions. The study reaffirms the school library as an essential space for the formation of readers while exploring the central role of the librarian as a mediator in the reading process. The research is based on a bibliographic review that addresses the types of reading, the relevance of fantasy literature in the school context, and the librarian's practices in reading mediation. It highlights that fantasy literature has significant potential to stimulate students' imagination, curiosity, and critical thinking, fostering a deeper engagement with reading. The librarian, in partnership with the teaching staff, by developing dynamic, creative, and collaborative activities such as reading clubs and thematic workshops, can strengthen students' connection with books, enhancing the library's role as a cultural and pedagogical hub essential to the school environment.
Keywords: Biblioteca escolar
Bibliotecário escolar
Incentivo à leitura
Literatura fantástica
Bibliotecário escolar – incentivo à leitura – literatura fantástica
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FIC - Faculdade de Informação e Comunicação
metadata.dc.publisher.course: Biblioteconomia -- Bacharelado - Manaus
Citation: FARIAS, Ketlen Mendonça. A biblioteca escolar e o incentivo à leitura pela literatura fantástica. 2025. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2025.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8769
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_KetlenFarias.pdf743,55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.