Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8770
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Tempos de pandemia: desafios enfrentados pelos estudantes de Serviço Social da UFAM
Other Titles: Times of pandemic: challenges faced by Social Service students at UFAM
metadata.dc.creator: Santos, Sendy Lee Shoji
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Carolina Cassia Batista
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandez, Cristiane Bonfim
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Gabrielle Chagas da
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho analisa a realidade dos discentes dos cursos de graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Manaus, no decorrer da formação profissional ofertada na instituição durante a pandemia de Covid-19, a partir da identificação de expressões da questão social manifestadas na realidade dos estudantes investigados. Propõe-se, assim, apontar os desafios enfrentados pelos referidos discentes durante a pandemia, conhecer as condições vivenciadas por esses estudantes no período pandêmico, identificar o perfil dos discentes de Serviço Social da supracitada instituição em Manaus e discutir os impactos da pandemia na formação profissional dos investigados. A pesquisa aqui apresentada foi construída a partir de uma perspectiva histórico-dialética em uma abordagem qualitativa e quantitativa de natureza exploratória, com a realização de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A coleta dos dados da pesquisa de campo se deu através de amostragem por conveniência e ocorreu de maneira virtual, por meio de um questionário produzido e aplicado na plataforma GoogleForms (Google formulários). Foram captadas 100 (cem) respostas, as quais representam o quantitativo projetado para esta pesquisa. Este trabalho revela que a maior parte dos discentes investigados viveu em condições de vulnerabilidade social e econômica durante a pandemia, a qual se apresenta como um fator agravante não apenas para tais vulnerabilidades, mas, também, para o sofrimento/adoecimento mental evidenciado no decorrer desta pesquisa. Os desafios dos estudantes foram em maior parte, de caráter financeiro, psicológico e de saúde. Por fim, explicita-se a percepção de uma formação precarizada e excludente, durante o período pandêmico, fato que pode impulsionar a evasão dos discentes do curso.
Abstract: This study analyzes the reality of undergraduate students in Social Work at the Federal University of Amazonas (UFAM), Manaus Campus, during the professional training offered at the institution during the Covid-19 pandemic, based on the identification of expressions of the social issue manifested in the reality of the students investigated. Thus, it proposes to point out the challenges faced by these students during the pandemic, to understand the conditions experienced by these students during the pandemic period, to identify the profile of Social Work students at the aforementioned institution in Manaus and to discuss the impacts of the pandemic on the professional training of those investigated. The research presented here was constructed from a historical-dialectical perspective in a qualitative and quantitative approach of an exploratory nature, with the carrying out of bibliographic, documentary and field research. The collection of data for the field research was carried out through convenience sampling and occurred virtually, through a questionnaire produced and applied on the GoogleForms platform (Google forms). 100 (one hundred) responses were collected, which represent the quantity projected for this research. This study reveals that most of the students studied lived in conditions of social and economic vulnerability during the pandemic, which is an aggravating factor not only for such vulnerabilities, but also for the mental suffering/illness evidenced during this research. The students' challenges were mostly financial, psychological, and health-related. Finally, the perception of precarious and exclusionary education during the pandemic period is made clear, a fact that may lead to students dropping out of the course.
Keywords: Questão social
Formação profissional
Pandemia
Serviço Social
Desafios
Social issue
Professional training
Pandemic
Social Service
Challenges
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVICO SOCIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: IFCHS - Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
metadata.dc.publisher.course: Serviço Social - Bacharelado - Manaus
Citation: SANTOS, Sendy Lee Shoji. Tempos de pandemia: desafios enfrentados pelos estudantes de Serviço Social da UFAM. 2025. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8770
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_SendySantos.pdf1,27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.