Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8785
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: O ideário pedagógico das competências na Base Nacional Comum Curricular: contraposições à luz da Pedagogia Histórico-Crítica
metadata.dc.creator: Souza, Lorena Chrystinne Borges de
metadata.dc.contributor.advisor1: Reis, Darianny Araújo dos
metadata.dc.contributor.referee1: Both, Ilaine Inês
metadata.dc.description.resumo: O propósito deste estudo foi analisar as consequências ao desenvolvimento do psiquismo humano de um cânone curricular no qual objetiva a adaptação do homem às estruturas econômicas da sociedade por meio de um modelo de ensino e formação assentados na Pedagogia das Competências, presente no documento curricular brasileiro, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir do materialismo histórico-dialético, busca-se contextualizar o confronto entre forças do campo político-econômico que resultou no surgimento da BNCC e analisar, por meio de contribuições da psicologia histórico-cultural, as consequências no desenvolvimento humano, propondo como possibilidade a construção da formação omnilateral do ser humano através das propostas da Pedagogia Histórico-crítica. Para apurar o conhecimento do objeto em análise, o estudo está apoiado em revisão de literatura e análise documental. Como resultados dos estudos, apontamos para a necessidade de uma revisão deste modelo curricular por compreender, através das análises a serem expostas, seu caráter pragmático o qual comporta entraves à formação omnilateral. Como contraponto, os caminhos percorridos pela Pedagogia Histórico-Crítica sugerem um currículo que possibilite a aquisição de conhecimentos filosóficos, artísticos e científicos para a constituição plena do ser humano e de sua consciência crítica e transformadora.
Abstract: The aim of this study was to analyze the consequences for the development of human psyche of a canonical curriculum designed to promote human adaptation to the economic structures of society, through an educational system model and background based on the Pedagogy of Competencies, as outlined in the Brazilian curricular document, the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). This study is grounded in historical-dialectical materialism, seeking to contextualize the confrontation between the forces of the political-economic field that led to the emergence of the BNCC, and to analyze, through historical-cultural psychology, its consequences for human development. The study proposes the possibility of constructing an omnilateral formation of the human being, based on the goals of Historical-Critical Pedagogy. To investigate the object of analysis, the study relies on a literature review and documentary analysis. The results indicate the need for a revision of this curricular model, as we understand, based on the analysis presented, its pragmatic character, which entails setbacks to omnilateral development. In contrast, the pathways proposed by Historical-Critical Pedagogy suggest a curriculum that enables the acquisition of philosophical, artistic, and scientific knowledge for the full development of the human being and their critical and transformative consciousness.
Keywords: Base Nacional Comum Curricular
Pedagogia das competências
Pedagogia histórico-crítica
Desenvolvimento do psiquismo
Formação omnilateral
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
Citation: SOUZA, Lorena Chrystinne Borges de. O ideário pedagógico das competências na Base Nacional Comum Curricular: contraposições à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8785
metadata.dc.contributor.grupo-pesquisa: GRUPESPE - Grupo de pesquisa em Sociologia Política da Educação
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LorenaSouza.pdf361,66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.