Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8788
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: As atividades de qualificação profissional ofertadas no Centro Socioeducativo de Internação Feminina de Manaus e seus impactos
metadata.dc.creator: Silva, Rayssa Soares da
metadata.dc.contributor.advisor1: Caldas, Edla Cristina Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Véras, Luciana Soares
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão de curso buscou compreender a percepção das jovens que cumprem medida no Centro Socioeducativo de Internação Feminina de Manaus quanto às atividades de capacitação profissional ofertadas. Quanto aos objetivos específicos, buscou-se investigar se as atividades de qualificação profissional realizadas influenciam a visão que as meninas têm de si mesmas em relação à autoestima, assim como se essas atividades influenciam positivamente nas perspectivas de emprego das jovens. A metodologia da pesquisa se dá a partir de uma abordagem qualitativa para uma pesquisa de campo exploratória. Para a coleta de informações, foi realizado um questionário de questões abertas e fechadas com 4 meninas em cumprimento de medida no Centro Socioeducativo, assim como o diário de campo com as observações registradas. Os resultados apontam que as atividades de qualificação profissional ainda apresentam dificuldades de implementação, e embora as adolescentes, de modo geral, se mostrem satisfeitas, o Centro ainda possui limitações quanto à oferta de cursos, seja por estrutura ou por questões financeiras, o que compromete a seleção de atividades a serem oferecidas, mas também não se preocupa em oferecer atividades que estejam de acordo com os interesses das jovens ou às demandas do mercado de trabalho.
Abstract: This undergraduate thesis sought to understand the perception of young girls who are undergoing socio-educational measures in the Social-Educational Girl’s Internment Center of Manaus (SEGICM) regarding the professional training activities offered. Regarding the specific objectives, we sought to investigate whether the professional qualification activities carried out influence the view that girls have of themselves in relation to self-esteem, as well as whether these activities positively influence the young girls employment prospects. The research methodology is based on a qualitative approach for exploratory field research. To collect information, a questionnaire with open and closed questions was carried out with 4 girls undergoing socio-educational measures at the Socio-Educational Center, as well as a field diary with recorded observations. The results indicate that professional qualification activities still present difficulties in implementation, and although the adolescents, in general, are satisfied, the Center still has limitations in terms of offering courses, whether due to structure or financial reasons, which compromises the selection of activities to be offered, but it is also not concerned with offering activities that are in line with the interests of young women or the demands of the job market.
Keywords: Capacitação profissional
Socioeducação
Educação
Medidas socioeducativas
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8788
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RayssaSilva.pdf1,09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.