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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8790
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A política pública na articulação do papel do/a professor/a e do/a mediador/a na educação inclusiva versus O cotidiano escolar desses profissionais em contexto de sala de aula em uma escola municipal da zona norte de Manaus |
Other Titles: | Public policy in the articulation of the role of the teacher and the mediator in inclusive education versus The daily school life of these professionals in the classroom context of a municipal school in the north of Manaus |
metadata.dc.creator: | Holanda, Yasmin Camylla Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Miranda, Vanessa |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pereira, Denilson Diniz |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho final de curso teve como objetivo principal problematizar leis e diretrizes voltadas para o/a professor/a e para o/a mediador/a da educação inclusiva em uma escola pública da zona norte de Manaus, evidenciando desafios a partir de relatos de profissionais que atuam na rede básica de educação. Com base em metodologia qualitativa e histórico-crítica - acerca do tema, a análise das leis e diretrizes aqui elencadas, bem como das entrevistas realizadas -, teve como amplo objetivo colocar em discussão aspectos das políticas públicas que norteiam e asseguram o/a profissional que atua com crianças do espectro autista em um CEMEI – Centro Municipal de Educação Infantil localizado na zona norte da cidade de Manaus/Amazonas. Para tanto, contamos com a realização de três entrevistas estruturadas de duas professoras e uma mediadora desse CEMEI. As vivências apresentadas em contexto de sala de aula apontam que em sua maioria, tanto as professoras quanto a mediadora entrevistadas, constatam que não têm apoio adequado, passando por modalidades de formação durante a atuação que se revelam insuficientes para lidar com alunos/as com alguma deficiência ou transtorno a depender de seu nível diagnosticado ou não. O que nos leva a destacar que, tanto professores/as quanto mediadores/as necessitam de um programa contínuo de formação voltado para a educação inclusiva. Nesse sentido, igualmente, os pais apontam para a necessidade de acompanhamento e apoio pedagógico, que ao apresentarem seus sofrimentos e angústias, muitas vezes depositam na presença do/a mediador/a, garantida por lei, expectativas de “cura” e cuidados que dependem de equipes multidisciplinares e relações comunitárias de pertencimento em atuação conjunta à escola. Assim, buscamos desvelar contradições entre leis e diretrizes da educação inclusiva e o cotidiano escolar desses/as profissionais. |
Abstract: | The main objective of this final course work was to problematise the laws and guidelines for teachers and mediators of inclusive education in a public school in the north of Manaus, highlighting challenges based on the reports of professionals who work in the basic education network. Based on qualitative and historical-critical methodology - on the theme, the analysis of the laws and guidelines listed here, as well as the interviews conducted - the broad objective was to discuss aspects of public policies that guide and ensure the professional who works with children on the autistic spectrum in a CEMEI - Municipal Centre for Early Childhood Education located in the northern part of the city of Manaus/Amazonas. To this end, we conducted three structured interviews with two teachers and a mediator from this CEMEI. The experiences presented in the classroom show that most of the teachers and the mediator interviewed felt that they did not have adequate support, undergoing training during their work that proved to be insufficient for dealing with pupils with a disability or disorder, depending on whether it was diagnosed or not. This leads us to point out that both teachers and mediators need a continuous training programme focused on inclusive education. In this sense, parents also point to the need for pedagogical support and accompaniment. When they present their suffering and anguish, they often place expectations of a ‘cure’ and care in the mediator's presence, guaranteed by law, which depends on multidisciplinary teams and community relations of belonging in joint action with the school. In this way, we seek to uncover the contradictions between laws and guidelines on inclusive education and the daily school life of these professionals. |
Keywords: | Educação especial Professor/a Mediador/a Formação Políticas públicas Cotidiano escolar Sala de aula Special education Teacher Mediator Training Public policies Everyday school life Classroom |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
Citation: | HOLANDA, Yasmin Camylla Silva. A política pública na articulação do papel do/a professor/a e do/a mediador/a na Educação inclusiva versus O cotidiano escolar desses profissionais em contexto de sala de aula em uma escola municipal da zona norte de Manaus. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8790 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
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