Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8795
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: As vozes dos estudantes autazenses (noturno) em uma escola de EJA no enfrentamento dos desafios de permanência
metadata.dc.creator: Medeiros, Camila Campos
metadata.dc.contributor.advisor1: Caldas, Edla Cristina Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Nogueira, Jocélia Barbosa
metadata.dc.contributor.referee2: Nogueira, Jocélia Barbosa
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa analisa os desafios de acesso e permanência escolar de jovens e adultos, na modalidade EJA. Partimos das seguintes questões norteadoras: que fatores influenciam na permanência de jovens e adultos nas escolas de Autazes? Quais as principais dificuldades enfrentadas pelos jovens na escola? O presente estudo teve como objetivo geral: analisar os desafios de permanência para jovens do EJA no Ensino Médio em uma Escola Pública do Município de Autazes-AM. Para tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: realizar levantamentos sobre o contexto histórico da Educação de Jovens e Adultos no município de Autazes; identificar os fatores que influenciam na permanência de jovens e adultos nas escolas de Autazes; delimitar as principais dificuldades enfrentadas pelos jovens na escola. A metodologia empregada constituiu em uma pesquisa de campo exploratória com abordagem qualitativa. Os principais autores utilizados neste trabalho foram: Nunes e Feitoza (2008); Miranda (2012); Costa e Machado (2017), dentre outros. Identificou- se através dos resultados obtidos que a modalidade de educação EJA ainda possui desafios relacionados a locomoção até a escola, desafios intraescolar e intrafamiliar enfrentados cotidianamente. Conclui-se então que há necessidade de desenvolver políticas de permanência que atendam as necessidades dos estudantes da EJA.
Abstract: The research analyzes the challenges of accessing and remaining in school for young people and adults, in the EJA modality. We start from the following guiding questions: what factors influence the retention of young people and adults in Autazes schools? What are the main difficulties faced by young people at school? The present study had the general objective: to analyze the challenges of permanence for young people from EJA in High School in a Public School in the Municipality of Autazes-AM. To this end, the following specific objectives were established: carry out surveys on the historical context of Youth and Adult Education in the municipality of Autazes; identify the factors that influence the retention of young people and adults in Autazes schools; delimit the main difficulties faced by young people at school. The methodology used consisted of exploratory field research with a qualitative approach. The main authors used in this work were: Nunes and Feitoza (2008); Miranda (2012); Costa and Machado (2017), among others. It was identified through the results obtained that the EJA education modality still has challenges related to getting to school, intra-school and intra-family challenges faced on a daily basis. It is therefore concluded that there is a need to develop permanence policies that meet the needs of EJA students.
Keywords: Educação de Jovens e Adultos
Permanência
Desafios
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8795
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_CamilaMedeiros.pdf2,4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.