Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8797
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Sequências de ensino investigativas: o que dizem as pesquisas da última década
metadata.dc.creator: Nascimento, Sebastião Pereira do
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Elrismar Auxiliadora Gomes
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Marques, Pedro Thiago Ferreira
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Luciele Joíne Barros
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Keycinara Batista de
metadata.dc.contributor.referee3: Marques, Pedro Thiago Ferreira
metadata.dc.description.resumo: O Ensino por Investigação tem se constituído como uma importante ferramenta, contemplando projetos que almejam alcançar a Alfabetização Científica. Além disso, as bases teóricas que fundamentam esse tipo de metodologia no ensino são de perspectivas construtivistas, especificamente, sustentadas nas teorias de Piaget e Vygotsky. Nesse sentido, nossa pesquisa tem como objetivo geral compreender como as pesquisas desenvolvidas sobre Sequências de Ensino Investigativas, nos últimos anos (2013-2020), têm contribuído para o ensino de Física.Para responder a este objetivo, utilizamos uma metodologia de abordagem qualitativa e que se caracteriza como uma análise sistemática de literatura. Utilizamos a Análise Textual Discursiva como procedimento metodológico para análise das informações. Para o levantamento de trabalhos que abordam a respeito da temática de Ensino por Investigação nos últimos anos, escolhemos o Portal de Periódicos da CAPES. Para análise dos trabalhos selecionados definimos as seguintes categorias: a) Periódicos e classificação no qualis; b) Níveis de ensino abordados nos trabalhos selecionados; c) Localização geográfica das instituições dos autores; d) Áreas da Física tratada nos trabalhos; e) Ambiente em que a atividade foi proposta/realizada. Os resultados mostram que predominam publicações em periódicos de qualis A. A sala de aula foi o ambiente mais utilizado para desenvolvimentos das propostas e prevaleceram pesquisas que tratam da área da mecânica no ensino médio. Quanto à localização geográfica, houve boa distribuição em todas as regiões do Brasil.
Abstract: Inquiry-based teaching has emerged as an important tool, encompassing projects aimed at achieving Scientific Literacy. The theoretical foundations underpinning this methodology in education are constructivist perspectives, specifically rooted in the theories of Piaget and Vygotsky. Our research aims to understand how studies on Investigative Teaching Sequences, in recent years (2013-2020), have contributed to Physics education. To address this objective, we employed a qualitative approach methodology characterized by systematic literature analysis. Discursive Textual Analysis was used as the methodological procedure for information analysis. We utilized the CAPES Periodicals Portal to gather works addressing the theme of Inquiry-based Teaching in recent years. For analysis of the selected works, we defined the following categories: a) Journals and their classification in the qualis system; b) Educational levels addressed in the selected works; c) Geographical location of authors' institutions; d) Physics areas covered in the works; e) Environment in which the activity was proposed/conducted. Results indicate a predominance of publications in qualis A journals. The classroom was the most common environment for proposal development, with a prevalence of research focusing on mechanics in high school education. Geographically, there was a good distribution across all regions of Brazil.
Keywords: Ensino de física
Alfabetização científica
Estado da arte
Análise textual discursiva
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Humaitá
Citation: NASCIMENTO, Sebastião Pereira do. Sequências de ensino investigativas: o que dizem as pesquisas da última década. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências - Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8797
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_SebastiãoNascimento.pdf307,8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.