Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8798
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O sexo masculino no curso de Pedagogia no INC-UFAM: um estudo de caso da formação do professor e pedagogo |
metadata.dc.creator: | Paula, Geison Brando Flores de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Braule, Gilvânia Plácido |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Andréia Francisca de Assis de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Abelaez, Elizilda Rozendo |
metadata.dc.description.resumo: | A pesquisa explora a presença masculina no curso de Pedagogia, destacando o histórico de feminização do magistério no Brasil e suas implicações sociais e educacionais. Realizada no Instituto de Natureza e Cultura (INC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), situado na mesorregião do Alto Solimões, onde há grande diversidade sociocultural. Tem como objetivo analisar a formação do homem no curso de Pedagogia com ênfase na presença e no olhar do sexo masculino no contexto acadêmico do Instituto de Natureza e Cultura (INC). E como objetivo específico: a) inicialmente caracterizar o perfil dos estudantes e egressos do sexo masculino no curso de Pedagogia do INC-Ufam; b) compreendendo suas motivações para escolher essa área predominantemente feminina. Além disso, c) busquei verificar as dificuldades e os desafios enfrentados por estudantes e egressos homens ao ingressarem em um campo acadêmico historicamente feminilizado, identificando as barreiras sociais e profissionais que surgiram/surgem nesse processo. Utilizando uma abordagem metodológica mista, com análise de dados quantitativos do sistema acadêmico e questionários semiestruturados, o estudo foi fundamentado em autores como Morin (2014), Louro (1995), Libâneo (2011) entre outros. Os resultados são organizados em três capítulos, que discutem aportes teóricos sobre gênero e Pedagogia, metodologia aplicada e análise dos dados obtidos. O trabalho visa contribuir para a desconstrução de estereótipos de gênero e a promoção de uma formação pedagógica mais inclusiva e equitativa.. |
Abstract: | La investigación explora la presencia masculina en el curso de Pedagogía, destacando el historial de feminización del magisterio en Brasil y sus implicaciones sociales y educativas. Realizada en el Instituto de Naturaleza y Cultura (INC) de la Universidad Federal de Amazonas (Ufam), ubicado en la mesorregión del Alto Solimões, donde existe una gran diversidad sociocultural. Tiene como objetivo analizar la formación del hombre en el curso de Pedagogía con énfasis en la presencia y la perspectiva del sexo masculino en el contexto académico del Instituto de Naturaleza y Cultura (INC). Y como objetivos específicos: a) inicialmente caracterizar el perfil de los estudiantes y egresados del sexo masculino en el curso de Pedagogía del INC-Ufam; b) comprender sus motivaciones para elegir esta área predominantemente femenina. Además, c) se buscó verificar las dificultades y los desafíos enfrentados por estudiantes y egresados hombres al ingresar a un campo académico históricamente feminizado, identificando las barreras sociales y profesionales que surgieron/surgen en este proceso. Utilizando un enfoque metodológico mixto, con análisis de datos cuantitativos del sistema académico y cuestionarios semiestructurados, el estudio se fundamentó en autores como Morin (2014), Louro (1995), Libâneo (2011), entre otros. Los resultados están organizados en tres capítulos, que discuten aportes teóricos sobre género y Pedagogía, la metodología aplicada y el análisis de los datos obtenidos. El trabajo busca contribuir a la desconstrucción de estereotipos de género y a la promoción de una formación pedagógica más inclusiva y equitativa. |
Keywords: | Pedagogia Sexo masculino Gênero Professor Formação |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8798 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_GeisonPaula.pdf | 2,4 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.