Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8800
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | A contribuição da consciência fonológica para apropriação do sistema de escrita alfabética: uma experiência de intervenção didática no Programa de Residência Pedagógica na educação infantil |
metadata.dc.creator: | Cunha, Djennify Araújo da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Camargo, Raiolanda Magalhães Pereira de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Valente, Paula Rejane de Araújo |
metadata.dc.description.resumo: | O artigo tem como objetivo apresentar os referenciais teóricos e metodológicos do projeto de intervenção desenvolvido no Programa de Residência Pedagógica, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Amazonas. A ação de intervenção ocorreu em uma das escolas atendidas com crianças da Educação Infantil, tendo como foco atividades direcionadas para práticas de leitura e de escrita significativas, mais especificamente, o desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica. Sobre esta temática trouxemos como pressupostos teóricos as contribuições de Morais (2019) e Soares (2017, 2020), os quais são referência nacional no campo da alfabetização e do letramento. Concluímos que práticas pedagógicas com foco em atividades que estimulam as crianças a refletirem sobre a linguagem oral e escrita são fundamentais para apropriação do sistema de escrita alfabética. |
Abstract: | The article aims to present the theoretical and methodological references of the intervention project developed in the Pedagogical Residency Program, at the Faculty of Education, Federal University of Amazonas. The intervention took place in one of the schools attended by children from Early Childhood Education, focusing on activities directed to significant reading and writing practices, more specifically, the development of phonological awareness skills. On this theme we brought as theoretical assumptions the contributions of Morais (2019) and Soares (2017, 2020), which are national reference in the field of literacy and reading. We conclude that pedagogical practices focused on activities that encourage children to reflect on oral and written language are fundamental for the appropriation of the alphabetic writing system. |
Keywords: | Sistema de escrita alfabética Consciência fonológica Intervenção didática |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8800 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_DjennifyCunha.pdf | 680,24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.