Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8803
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | O Procedimento das Casinhas do Projeto Alfaletrar como estratégia para a gradação das relações grafemas e fonemas: uma experiência de intervenção didática do PIBID |
metadata.dc.creator: | Cassote, Leila Camila Pereira Lisboa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Camargo, Raiolanda Magalhães Pereira de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Valente, Paula Rejane de Araújo |
metadata.dc.description.resumo: | Toda criança tem o direito de ser alfabetizada e letrada nas práticas sociais de linguagem e escrita, conforme preconiza a autora Magda Soares. Em 2020, com o desencadeamento da pandemia do Covid-19, o ensino da leitura e da escrita foi comprometido principalmente aos estudantes das escolas públicas de ensino. Com a finalidade de assegurar uma alfabetização e letramento significativos, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas elaborou Projetos de Intervenção que auxiliassem nas práticas pedagógicas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública municipal. Para isso, foram realizados encontros formativos e planejamentos que prepararam os alunos bolsistas para as práticas na escola campo de pesquisa. Na sequência, elaborou-se uma ação de intervenção replicando com adaptações o Procedimento das Casinhas do Projeto Alfaletrar, de Lagoa Santa-MG, como estratégia para a apropriação das relações de grafemas e fonemas com alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental em fase de alfabetização. Esta experiência foi resultado da junção de pesquisa bibliográfica, criação de atividades adaptadas do Projeto Alfaletrar e dos fundamentos teóricos de Heloísa Vilas Boas. Foi comprovado que é possível obter avanços nas hipóteses de leitura e de escrita descritas na teoria da Psicogênese da Língua Escrita de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, desde que o professor compreenda as necessidades dos alunos e trabalhe com a utilização de textos, frases e palavras, valorizando o contexto social e cultural e os conhecimentos prévios dos estudantes atendidos. |
Abstract: | Every child has the right to be literate and literate in the social practices of language and writing, as advocated by author Magda Soares. In 2020, with the outbreak of the Covid-19 pandemic, reading and writing teaching was mainly compromised to students from public schools. In order to ensure a significant literacy and literacy, the Institutional Program of Scholarships for Teaching-PIBID of the Faculty of Education of the Federal University of Amazonas has developed Intervention Projects that assist in the pedagogical practices of teachers from the initial years of elementary school of the municipal public network. For this, training meetings and planning were held that prepared the scholarship students for the practices in the school research field. Subsequently, an intervention action was developed replicating with adaptations the Procedure of the Houses of the Alfaletrar Project in Lagoa Santa-MG, as a strategy for the appropriation of the grapheme and phoneme relations with students of the 1st, 2nd and 3rd year of Elementary School in the literacy phase. This experience was the result of a combination of bibliographical research, creation of activities adapted from the Alfaletrar Project and the theoretical foundations of Heloísa Vilas Boas. It was proven that it is possible to obtain advances in the reading and writing hypotheses described in the theory of Psychogenesis of the Written Language by Emília Ferreiro and Ana Teberosky, provided that the teacher understands the students' needs and works with the use of texts, phrases and words, valuing the social and cultural context and previous knowledge of the students attended. |
Keywords: | Alfabetização Letramento Consciência grafofonêmica PIBID |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8803 |
metadata.dc.contributor.grupo-pesquisa: | LEPAL - Grupo de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas em Alfabetização e Letramento |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_LeilaCassote.pdf | 516,56 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.