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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8811
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Entre tradição e inovação: perspectivas sobre a arte da aquarela |
metadata.dc.creator: | Tavares, Diogo Trindade |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Amado, Guy |
metadata.dc.contributor.referee1: | Tavares, Ananda Cid |
metadata.dc.contributor.referee2: | Azevedo, Glaedson Nogueira |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho busca abordar a técnica da aquarela e sua interação com as práticas artísticas digitais no contexto da cena artística de Parintins. Partindo de uma análise histórica da técnica de aquarela, desde suas origens no Oriente até sua consolidação no Ocidente e sua chegada ao Brasil, a pesquisa aborda seu surgimento e adaptações ao longo do tempo. Ao longo desse trabalho foi desenvolvida uma pesquisa descritiva de cunho bibliográfico, aliada a uma pesquisa de campo que coletou relatos de artistas locais, buscando compreender como a técnica da aquarela, tanto tradicional quanto digital, se manifesta e se adapta no contexto artístico parintinense. No decorrer do estudo, a relação entre arte e tecnologia foi explorada para analisar como a aquarela se integra às práticas artísticas contemporâneas em Parintins, investigando seus usos e desafios em ambos os formatos. O trabalho apresenta a técnica da aquarela e verifica sua relevância na produção artística local, apoiando-se em autores como Albuquerque (2017), Smith (2003) e Mörschbächer e Weymar (2021), que conceituam as práticas artísticas digitais, além de Costa (2020), que discute a cena cultural de Parintins. |
Abstract: | This study aims to address the watercolor technique and its interaction with digital artistic practices in the context of the artistic scene of Parintins. Starting from a historical analysis of the watercolor technique, from its origins in the East to its consolidation in the West and its arrival in Brazil, the research explores its emergence and adaptations over time. This work developed a descriptive bibliographic research combined with fieldwork that gathered testimonials from local artists, seeking to understand how the watercolor technique, both traditional and digital, manifests and adapts in the artistic context of Parintins. Throughout the study, the relationship between art and technology was explored to analyze how watercolor integrates into contemporary artistic practices in Parintins, investigating its uses and challenges in both formats. The work presents the watercolor technique and verifies its relevance in local artistic production, relying on authors such as Albuquerque (2017), Smith (2003), and Mörschbächer and Weymar (2021), who conceptualize digital artistic practices, as well as Costa (2020), who discusses the cultural scene of Parintins. |
Keywords: | Aquarela Arte digital Parintins Técnica pictórica |
metadata.dc.subject.cnpq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Artes Visuais - Licenciatura - Parintins |
Citation: | TAVARES, Diogo Trindade. Entre tradição e inovação: perspectivas sobre a arte da aquarela. 2024. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas, Parintins (AM), 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8811 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes |
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