Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8812
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Diretrizes curriculares para a educação infantil: reflexões e diálogos para práticas de educação ambiental |
metadata.dc.creator: | Corrêa, Walesca Antônia Ferreira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Albuquerque, Dayse da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bernardo, Marcio Jesus Vieira |
metadata.dc.description.resumo: | Os ambientes escolares têm oferecido espaços pouco acolhedores para as crianças, mantendo-as a cada dia mais emparedadas. Concomitantemente, o estilo de vida urbano colabora para o uso irrestrito e inadequado de tecnologias e um afastamento dos ambientes ao ar livre que oportunizam o contato com a natureza pelas populações. Considerando esses aspectos, a partir de uma aula de Fundamentos da Educação Infantil sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI), surgiu a inquietação de pesquisar sobre a relação criança-natureza e seus benefícios para o desenvolvimento na infância buscando compreender como essa relação se apresenta nas DCNEI e como essa discussão dialoga com os pressupostos de uma Educação Ambiental Crítica (EAC). Os dados apresentados nesse estudo correspondem aos resultados obtidos a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental. A partir da análise das DCNEI foi possível constatar as ações que enfatizam a importância de vivências socioambientais, contudo, ainda bastante voltadas para contextos específicos, como rurais e indígenas, por exemplo. Apesar dos avanços nas discussões, ainda há um longo caminho a ser percorrido para garantir que as crianças tenham acesso a uma educação infantil de qualidade, que promova o desenvolvimento integral e a consciência ambiental desde os primeiros anos. |
Abstract: | School environments often provide unwelcoming spaces for children, keeping them increasingly confined. Simultaneously, urban lifestyles contribute to the unregulated and often inappropriate use of technology, further distancing children from outdoor environments that offer opportunities for connection with nature. In light of these concerns, a class on the Fundamentals of Early Childhood Education focusing on the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education (NCGECE) sparked interest in exploring the relationship between children and nature and its benefits for childhood development. This study seeks to understand how this relationship is addressed in the NCGECE and how it aligns with the principles of Critical Environmental Education (CEE). The findings presented in this study are based on bibliographic and documentary research. An analysis of the NCGECE revealed several actions emphasizing the importance of socio-environmental experiences; however, these efforts often remain limited to specific contexts, such as rural and indigenous settings. Despite advancements in discussions surrounding this topic, significant challenges remain in ensuring children have access to high-quality early childhood education that fosters holistic development and environmental awareness from an early age. |
Keywords: | Educação infantil Educação ambiental Diretrizes curriculares Ambientes escolares Desenvolvimento integral |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
Citation: | CORRÊA, Walesca Antônia Ferreira. Diretrizes curriculares para a educação infantil: reflexões e diálogos para práticas de educação ambiental. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8812 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_WalescaCorrêa.pdf | 486,52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.