Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8814
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Corpo-território e resistência: estratégias de uma mulher indígena citadina na educação
metadata.dc.creator: Cabral, Jhanine Magalhães
metadata.dc.contributor.advisor1: Sousa, Adria de Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Iolete Ribeiro da
metadata.dc.contributor.referee2: Resende, Gisele Cristina
metadata.dc.description.resumo: Este estudo analisa as estratégias de enfrentamento adotadas por uma mulher indígena citadina no processo educacional, com foco nas interseccionalidades que atravessam sua trajetória. Seu objetivo é analisar como uma mulher indígena citadina, enfrentou desafios e criou possibilidades de afirmação identitária no contexto educacional. Partindo da narrativa de Ibiacy, jovem universitária de origem Tikuna, bilíngue e amazônida, a pesquisa destaca os desafios sociais, culturais e históricos enfrentados por mulheres indígenas em contextos urbanos. Esses desafios incluem discriminação, precariedade institucional e tensões decorrentes da desterritorialização, que impactam o direito à educação e à permanência em universidades públicas. A análise fundamenta-se no conceito de corpo-território, que conecta identidade, ancestralidade e território ao enfrentamento das múltiplas violências estruturais que acarretam em adoecimento psicológico. Ibiacy, junto à sua mãe, representam as experiências de mulheres indígenas migrantes que conciliam a valorização de suas raízes com os espaços urbanos, ressignificando suas vivências.
Abstract: This study examines the coping strategies employed by an urban Indigenous woman in her educational journey, focusing on the intersectionalities shaping her trajectory. Its objective is to analyze how an urban Indigenous woman faced challenges and created possibilities for identity affirmation within the educational context. Drawing on the narrative of Ibiacy, a young Tikuna university student who is bilingual and from the Amazon region, the research highlights the social, cultural, and historical challenges faced by Indigenous women in urban settings. These challenges include discrimination, institutional precariousness, and tensions stemming from deterritorialization, which affect their right to education and their ability to remain in public universities. The analysis is grounded in the concept of body-territory, which links identity, ancestry, and territory to the resistance against multiple forms of structural violence that lead to psychological distress. Ibiacy and her mother represent the experiences of migrant Indigenous women who reconcile the value of their roots with urban spaces, reinterpreting their life experiences.
Keywords: Mulheres indígenas
Educação
Ancestralidade
Corpo-território
Interseccionalidade
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FAPSI - Faculdade de Psicologia
metadata.dc.publisher.course: Psicologia – Formação de Psicólogo - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Embargado
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8814
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ITEM INDISPONÍVEL - Solicite cópia.pdf82,17 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.