Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8815
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Organização pedagógica na creche de uma unidade escolar de Manaus: considerações na perspectiva do desenvolvimento de múltiplas linguagens dos bebês
metadata.dc.creator: Müller, Karolene Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Both, Ilaine Ines
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Maria Raquel Souza dos
metadata.dc.description.resumo: O presente texto é resultado do estudo do Trabalho Final do Curso (TFC), realizado entre julho de 2023 a dezembro de 2024, vinculado ao Curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Amazonas que teve como objetivo investigar os limites e as possibilidades da organização pedagógica em uma turma de creche da rede privada de Manaus, na perspectiva do desenvolvimento de múltiplas linguagens dos bebês. Trata-se de uma pesquisa em Educação, de abordagem qualitativa, bibliográfica e de campo. Na pesquisa bibliográfica foram estudados textos que tratavam sobre a organização pedagógica na creche voltados para promover as múltiplas linguagens dos bebês. A pesquisa de campo foi efetivada por meio da observação em uma turma de creche da cidade de Manaus, guiada por um roteiro elaborado para essa finalidade. Os dados foram organizados em quatro categorias de análise: planejamento pedagógico; espaço, tempo e materiais; relação entre bebês e com adultos; registro e documentação pedagógica. Os resultados da pesquisa bibliográfica denotam que a organização pedagógica na creche com fundamentação teórica consistente, coerente e com intencionalidade, é fundamental para promover o desenvolvimento integral dos bebês. Os dados da pesquisa de campo revelam que na turma observada é realizado um trabalho pedagógico que permite a formação de diversas capacidades dos bebês, dentro e fora da sala de referência, porém necessita de aperfeiçoamento na organização pedagógica, com destaque no planejamento docente, a fim de incluir atividades que possibilitem impulsionar a formação integral dos meninos e das meninas.
Abstract: Este texto es resultado del estudio del Trabajo Final de Curso (TFC), realizado entre julio 2023 a diciembre 2024, vinculado al Curso de Pedagogía, en la Facultad de Educación, de la Universidad Federal de Amazonas, que tuvo como objetivo investigar los límites y las posibilidades de organización pedagógica en una clase de escuela infantil privada Manaos, desde la perspectiva del desarrollo de múltiples lenguas en los bebés. Se trata de investigación en Educación, con un enfoque cualitativo, bibliográfico y de campo. En la búsqueda se estudiaron textos bibliográficos que trataban sobre la organización pedagógica en las guarderías. destinado a promover los múltiples idiomas de los bebés. La investigación de campo se llevó a cabo a través de la observación en una clase de guardería en la ciudad de Manaus, guiada por un guión diseñado para este propósito. Los datos se organizaron en cuatro categorías: planificación pedagógica; espacio, tiempo y materiales; relaciones entre bebés y adultos; registro y documentación pedagógica. Los resultados de la investigación bibliográfica denotan que la organización pedagógica en la guardería con una fundamentación teórica consistente y con intencionalidad, es fundamental para promover el desarrollo integral de bebes. Los datos de la investigación de campo revelan que en la clase observada el Trabajo pedagógico que permite la formación de diversas capacidades en los bebés, por dentro y por fuera. del aula de referencia, pero requiere una mejora en la organización pedagógica, con resaltado en la planificación docente, con el fin de incluir actividades que permitan impulsar la formación integral de niños y niñas.
Keywords: Educação infantil
Creche
Organização pedagógica
Desenvolvimento de múltiplas linguagens dos bebês
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Embargado
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8815
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ITEM INDISPONÍVEL - Solicite cópia.pdf82,17 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.