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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O e-sports pela ótica da destruição criativa: uma análise sobre o surgimento do mercado e um panorama da economia mundial no período de 2017 a 2023
metadata.dc.creator: Batista, Karlla Cássia Alfaia
metadata.dc.contributor.advisor1: Mafra, Rosana Zau
metadata.dc.contributor.referee1: Wendhausen, Enimar Jerônimo
metadata.dc.contributor.referee2: Neves, Salomão Franco
metadata.dc.description.resumo: Este estudo teve como objetivo geral analisar o mercado de eSports pela ótica da Destruição Criativa, de Joseph Schumpeter, contextualizando inicialmente o surgimento dos primeiros jogos eletrônicos, os principais processos evolutivos que possibilitaram a expansão gradativa do setor, os primeiros registros de competições de jogos eletrônicos, a relação do mercado com outros setores e dados sobre a economia mundial de eSports de 2017 a 2023. Trata-se de uma pesquisa descritiva, bibliográfica e documental, cujos dados foram coletados de bases científicas (Scopus) e de relatórios setoriais. A pesquisa possibilitou evidenciar que o mercado de esporte eletrônico apresentou em toda sua trajetória de crescimento e solidez, momentos de inovações tecnológicas, adaptação em diferentes ciclos econômicos, estímulos em especialização, quebras de paradigmas e transbordamentos, tornando verídica a aplicação da teoria da destruição criadora de Joseph Schumpeter na análise do mercado de eSports e, o seu respectivo crescimento e impacto na economia mundial.
Abstract: The general objective of this study was to analyze the eSports market from the perspective of Joseph Schumpeter's Creative Destruction, initially contextualizing the emergence of the first electronic games, the main evolutionary processes that enabled the gradual expansion of the sector, the first records of electronic game competitions, the market's relationship with other sectors, and data about global eSports economy from 2017 to 2023. This is a descriptive, bibliographical, and documentary research, which data were collected from scientific databases (Scopus) and sector reports. The research made it possible to demonstrate that the electronic sports market has presented, throughout its trajectory of growth and solidity, moments of technological innovation, adaptation in different economic cycles, stimuli in specialization, paradigm shifts, and overflows, making the application of Joseph Schumpeter's theory of creative destruction in the analysis of the eSports market and its respective growth and impact on the global economy true.
Keywords: Jogos eletrônicos
Efeito transbordamento
Inovação tecnológica
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FES - Faculdade de Estudos Sociais
metadata.dc.publisher.course: Ciências Econômicas - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Embargado
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8816
metadata.dc.subject.controlado: .
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