Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8823
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | Contribuição dos jogos na aprendizagem de crianças com dislexia |
metadata.dc.creator: | Cardoso, Angra de Jesus da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Prata, Bruna dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Fernanda Priscila Alves da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Azevedo, Railce da Silva de |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo compreender como os jogos contribuem no processo de desenvolvimento da leitura de crianças com dislexia. Para isso, buscou-se analisar como os jogos estimulam a criança com dislexia no processo de aprendizagem, também verificar que metodologia o professor utiliza em relação às crianças com dislexia no desenvolvimento da leitura e escrita, bem como propor abordagens metodológicas baseadas em jogos para promover a inclusão de crianças com dislexia no contexto escolar. Neste sentido, autores como Antunes (2017), Gonçalves (2020), Kishimoto (2017), Mousinho (2023), Rodrigues (2013), Santos (2011) entre outros consolidaram o estudo. A pesquisa de campo, optou pela pesquisa de natureza qualitativa, estudo bibliográfico, entrevista semiestruturada e observação participante. Portanto, ficou visível a contribuição dos jogos como ferramenta pedagógica no desenvolvimento da leitura das crianças com dislexia, e o quanto é importante a formação dos professores para lidarem com os desafios voltados para a sala de aula, principalmente com crianças com dislexia ou deficiências, porém no decorrer da pesquisa percebemos que dependerá do comprometimento e estratégias utilizadas por cada professor, assim como o apoio da família para o desenvolvimento das habilidades e capacidades da criança com dislexia. |
Abstract: | This research aimed to understand how games contribute to the reading development process of children with dyslexia. To this end, we sought to analyze how games stimulate children with dyslexia in the learning process, as well as to verify what methodology the teacher uses in relation to children with dyslexia in the development of reading and writing, as well as to propose methodological approaches based on games to promote the inclusion of children with dyslexia in the school context. In this sense, authors such as Antunes (2017), Gonçalves (2020), Kishimoto (2017), Mousinho (2023), Rodrigues (2013), Santos (2011) among others consolidated the study. The field research opted for qualitative research, bibliographic study, semi-structured interview and participant observation. Therefore, the contribution of games as a pedagogical tool in the development of reading in children with dyslexia became clear, and how important it is to train teachers to deal with the challenges faced in the classroom, especially with children with dyslexia or disabilities. However, during the research we realized that it will depend on the commitment and strategies used by each teacher, as well as the support of the family for the development of the skills and abilities of the child with dyslexia. |
Keywords: | Dislexia Jogos Ensino e aprendizagem |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parintins |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8823 |
metadata.dc.subject.controlado: | Dislexia Crianças disléxicas - Educação Leitura - Ensino corretivo - Meios auxiliares Inabilidade na leitura Jogos educativos |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_AngraCardoso.pdf | 446,03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.