Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8824
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | “MURA: mentes unidas pela recuperação ambiental”: proposta de boardgame para conscientização de crianças e adolescentes |
Other Titles: | "MURA: united minds for environmental recovery": board game proposal to raise awareness among children and adolescents |
metadata.dc.creator: | Costa, Adriane Reis da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Alencar, Larissa Albuquerque de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vaz, Greice Rejane Morais |
metadata.dc.contributor.referee2: | Marques, Luiz Guilherme Oliveira |
metadata.dc.description.resumo: | A educação ambiental é uma ferramenta essencial para conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância da preservação dos recursos naturais e das práticas sustentáveis. Este trabalho apresenta "MURA: Mentes Unidas para Recuperação Ambiental", um jogo de tabuleiro cooperativo desenvolvido para promover o aprendizado de forma lúdica e interativa. O jogo explora temas como energia renovável, conservação da água, reciclagem e educação ambiental, utilizando mecânicas colaborativas que estimulam o trabalho em equipe na resolução de desafios ambientais. A metodologia de desenvolvimento adotou os princípios do Design Thinking e do modelo Quest 3x4, com ênfase no design centrado no usuário e no ecodesign. Além de educar, MURA promove cooperação entre os jogadores, reforçando valores de cidadania e responsabilidade socioambiental. |
Abstract: | Environmental education is an essential tool for raising awareness among children and adolescents about the importance of preserving natural resources and adopting sustainable practices. This study introduces "MURA: Mentes Unidas para Recuperação Ambiental", a cooperative board game designed to foster learning in a playful and interactive way. The game addresses topics such as renewable energy, water conservation, recycling, and environmental education, employing collaborative mechanics that encourage teamwork to solve environmental challenges. The development methodology followed the principles of Design Thinking and the Quest 3x4 model, emphasizing user-centered design and eco-design. In addition to educating, MURA promotes cooperation among players, reinforcing values of citizenship and environmental responsibility. |
Keywords: | Conscientização ambiental Educação infantojuvenil Design sustentável Jogo educativo |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FT - Faculdade de Tecnologia |
metadata.dc.publisher.course: | Design - Bacharelado - Manaus |
Citation: | COSTA, Adriane Reis da. “MURA: mentes unidas pela recuperação ambiental”: proposta de boardgame para conscientização de crianças e adolescentes. 2024. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8824 |
metadata.dc.subject.controlado: | Educação ambiental Ecodesign Jogos educativos Jogos de tabuleiro |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_AdrianeCosta.pdf | 3,48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.