Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8828
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Atividades experimentais como estratégia no ensino de Física |
metadata.dc.creator: | Lima, Luciele Joíne Barros |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Oliveira, Elrismar Auxiliadora Gomes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Martins, Jéssica Taynara |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Lucélia Rodrigues dos |
metadata.dc.description.resumo: | Considerada uma importante estratégia no processo de ensino-aprendizagem, as atividades experimentais têm assumido papel de grande relevância dentro do contexto didático metodológico no que diz respeito à compreensão de assuntos voltados para o ensino de Ciências, contribuindo para uma aprendizagem com significado. Metodologias que priorizam o ensino por meio de atividades experimentais, voltadas para o ensino de Física, tem sido prática frequente adotada por docentes em sala de aula, sendo desenvolvidas desde o século XIX. Dessa forma, nesta pesquisa, objetivamos realizar o estado da arte para compreender o encaminhamento das atividades experimentais para o ensino de Física em trabalhos científicos produzidos nos últimos 5 anos (2017-2021), utilizando como base de dados, para fazer o mapeamento das produções (artigos), o Portal de Periódicos da CAPES. Esperamos assim, que através da análise de conteúdo dos artigos selecionados, possamos identificar os encaminhamentos sobre atividades experimentais de Física que possam contribuir para melhor compreensão dessas estratégias apresentadas pelas publicações mais recentes da área. |
Abstract: | Considered an important strategy in the teaching-learning process, experimental activities have played a highly relevant role within the didactic-methodological context regarding the understanding of topics related to Science teaching, contributing to meaningful learning. Methodologies that prioritize teaching through experimental activities, specifically for Physics education, have been a common practice adopted by teachers in the classroom and have been developed since the 19th century. Thus, in this research, we aim to conduct a state-of-the-art review to understand the approaches taken in experimental activities for Physics education in scientific studies produced over the past five years (2017–2021). For this purpose, we will use the CAPES Journals Portal as the database to map the productions (articles). Through content analysis of the selected articles, we hope to identify the approaches to experimental Physics activities that can contribute to a better understanding of these strategies as presented in the most recent publications in the field. |
Keywords: | Estado da arte Atividades práticas Ensino de ciências State of the art Practical activities Science teaching |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: FISICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá) |
metadata.dc.publisher.course: | Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Humaitá |
Citation: | LIMA, Luciele Joíne Barros. Atividades experimentais como estratégia no ensino de Física. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8828 |
metadata.dc.subject.controlado: | Ciência - Estudo e ensino Física - Estudo e ensino Prática de ensino |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_LucieleLima.pdf | 630,73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.