Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8829
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Um olhar para a avaliação das atividades experimentais nos guias do PNLD de Física
metadata.dc.creator: Santos, Kethlen Garcia dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Elrismar Auxiliadora Gomes
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Santos, Jéssica Taynara Martins dos
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Rubens Soares de
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Keycinara Ba sta de
metadata.dc.description.resumo: Os livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) passam por um processo de avaliação com critérios eliminatórios e classificatórios, no qual o resultado da seleção é apresentado nos Guias do Livro Didático. Dessa forma, pode-se conhecer as estratégias propostas pelos livros didáticos entre elas as atividades experimentais. Assim, consideramos como material de análise os Guias de Física do PNLD, desde a sua primeira edição, com o objetivo de compreender as propostas de atividades experimentais a partir dos olhar dos pareceristas. Na metodologia adotamos a análise de conteúdo, seguindo as etapas de tratamento de dados: preparação das informações, unitarização, categorização, descrição e interpretação. Os resultados mostraram que as atividades experimentais são encaminhadas levando em consideração a segurança dos estudantes, possibilidade de realização das práticas experimentais em sala de aula ou laboratórios, considerando a realidade escolar evidenciam arranjos experimentais de baixo custo, de cunho investigativo e alertando as limitações quando se apresentam de forma estruturadas. Além disso, ressaltam a utilização de recursos tecnológicos para o ensino de física a partir da experimentação.
Abstract: The textbooks approved by the Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) go through an evaluation process with eliminatory and classification criteria, in which the results of the selection are presented in the Textbook Guides. In this way, we can learn about the strategies proposed by the textbooks, including experimental activities. We therefore used the PNLD Physics Guides from their first edition as our material for analysis, with the aim of understanding the proposals for experimental activities from the point of view of the reviewers. In the methodology we adopted content analysis, following the stages of data processing: preparation of information, unitarization, categorization, description and interpretation. The results showed that the experimental activities are carried out taking into account the safety of the students, the possibility of carrying out the experimental practices in the classroom or laboratories, considering the reality of the school, showing low-cost, investigative experimental arrangements and warning of the limitations when they are presented in a structured way. They also highlight the use of technological resources to teach physics through experimentation.
Keywords: Livro didático
Experimentação
Análise de conteúdo
Ensino de Física
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Humaitá
metadata.dc.rights: Acesso Embargado
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8829
metadata.dc.subject.controlado: Livros didáticos - Avaliação
Ensino - Meios auxiliares
Física - Estudo e ensino
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ITEM INDISPONÍVEL - Solicite cópia.pdf82,17 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.