Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8843
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Educação matemática inclusiva: perspectivas de docentes que ensinam matemática
Other Titles: Inclusive mathematics education: perspectives of teachers who teach mathematics
metadata.dc.creator: Silva, Edwirgem Quezia Vargas da
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Jonatha Daniel dos
metadata.dc.contributor.referee1: Negrão, Felipe da Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Reinaldo Feio
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo compreender as perspectivas de docentes que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o trabalho com a Educação Matemática Inclusiva na cidade de Manaus. O estudo apresentado alinha-se com os princípios qualitativos de se fazer pesquisa no campo educacional, trabalhando com um modelo de mapeamento no intuito de identificar os trabalhos produzidos sobre a temática e também por meio de uma pesquisa de campo realizada com docentes dos Anos Iniciais em uma escola municipal localizada na Zona Leste na cidade de Manaus. Na perspectiva de construir dados para pesquisa, alguns instrumentos são válidos, tais quais: entrevista, observação e diário de campo. Foi possível identificar que o desafio para uma Educação Matemática Inclusiva é constante, como a falta de materiais, de estrutura, capacitação e apoio das famílias, mas ainda passíveis de serem driblados e mesmo revertidos em ações necessárias e importantes para as crianças, jovens e adultos, carentes de movimentos que colocam em xeque um histórico de exclusão e apontem caminhos que se comuniquem com processos inclusivos.
Abstract: This course completion work aims to understand the perspectives of teachers who teach mathematics in the early years of Elementary School about working with Inclusive Mathematics Education in the city of Manaus. The study presented aligns with the qualitative principles of doing research in the educational field, working with a mapping model in order to identify the work produced on the topic and also through field research carried out with Early Years teachers in a municipal school located in the East Zone of the city of Manaus. From the perspective of constructing data for research, some instruments are valid, such as: interview, observation and field diary. It was possible to identify that the challenge for Inclusive Mathematics Education is constant, but still capable of being circumvented and even reversed into necessary and important actions for children, young people and adults, lacking movements that call into question a history of exclusion and point out paths that communicate with inclusive processes.
Keywords: Educação matemática
Educação inclusiva
Mapeamento teórico
Anos iniciais
Docência
Mathematics education
Inclusive education
Theoretical mapping
Early Years
Teaching
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
Citation: SILVA, Edwirgem Quezia Vargas da. Educação matemática inclusiva: perspectivas de docentes que ensinam matemática. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8843
metadata.dc.subject.controlado: Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Professores de matemática
Educação inclusiva
Inclusão escolar
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EdwirgemSilva.pdf627,57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.