Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8916
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: O papel da liderança na integração de pessoas com deficiências no mercado de trabalho
Other Titles: The role of leadership in integrating people with disabilities into the labor market
metadata.dc.creator: Silva, Marcos Gabriel Brasil da
metadata.dc.contributor.advisor1: Mendes, Sérgio Augusto Tôrres
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Karina Medeiros Pirangy de
metadata.dc.contributor.referee2: Chaves, Hilmar Tadeu
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira Júnior, Manoel Carlos de
metadata.dc.description.resumo: Este estudo investigou a influência da liderança na integração de pessoas com deficiência (PCDs) no ambiente corporativo, com base em um estudo de caso. A pesquisa adota uma abordagem descritiva e de natureza mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos para uma análise mais ampla do fenômeno. O levantamento de dados foi realizado por meio de um questionário online, aplicado a 15 colaboradores com deficiência. A estatística descritiva foi utilizada para analisar os dados quantitativos, enquanto a técnica de análise de conteúdo, segundo Bardin (2015), permitiu explorar as percepções subjetivas dos participantes. A análise revelou lacunas significativas na formação dos líderes, ausência de treinamentos específicos e pouco acompanhamento durante o processo de inclusão. Também se observou que a falta de ações concretas por parte da liderança compromete o sentimento de pertencimento e a motivação dos profissionais com deficiência. Os resultados apontam que a liderança inclusiva deve ser compreendida não apenas como um diferencial, mas como uma estratégia essencial para promover ambientes organizacionais mais equitativos, acessíveis e produtivos.
Abstract: This study investigated the influence of leadership on the integration of people with disabilities (PWDs) in the corporate environment, based on a case study. The research adopts a descriptive and mixed-methods approach, combining quantitative and qualitative methods for a more comprehensive analysis of the phenomenon. Data collection was conducted through an online questionnaire administered to 15 employees with disabilities. Descriptive statistics were used to analyze the quantitative data, while content analysis, according to Bardin (2015), was applied to explore the participants' subjective perceptions. The analysis revealed significant gaps in leadership training, a lack of specific preparation programs, and limited follow-up throughout the inclusion process. It was also observed that the absence of concrete actions by leaders undermines the sense of belonging and motivation among employees with disabilities. The findings indicate that inclusive leadership should be understood not merely as a differentiator, but as an essential strategy for fostering more equitable, accessible, and productive organizational environments.
Keywords: Acessibilidade
Inclusão corporativa
Pessoas com deficiência
Liderança inclusiva
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FES - Faculdade de Estudos Sociais
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Manaus
Citation: SILVA, Marcos Gabriel Brasil da. O papel da liderança na integração de pessoas com deficiências no mercado de trabalho. 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2025.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8916
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MarcosSilva.pdf277,57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.