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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Do buteco à inovação: a influência do prêmio “Comida di Buteco” nas estratégias de marketing e inovação dos empreendimentos da edição de 2025, em Manaus-AM
metadata.dc.creator: Pereira, Maria Lucinete da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Chaves, Hilmar Tadeu
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Alexandre Pirangy de
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Karina Medeiros Pirangy de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar de que maneira a participação no concurso “Comida di Buteco” influencia as estratégias de marketing e inovação dos empreendimentos gastronômicos participantes na cidade de Manaus-AM, região que reúne singularidades geográficas, sociais e culturais. O empreendedorismo gastronômico de bares e restaurantes conhecidos como “butecos” constitui um setor de grande relevância para o desenvolvimento econômico e social, destacando-se não apenas culturalmente para a economia local, mas também como espaços de convivência social e preservação da cultura alimentar local. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa e quantitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com empreendedores participantes do concurso. Os resultados encontrados indicam que o prêmio atua como um propulsor de negócios, promovendo o fortalecimento da identidade dos estabelecimentos, incentivando a inovação de produtos e o desenvolvimento de experiências que colaboram para o crescimento de pequenas empresas gastronômicas.
Abstract: This study aims to analyze how participation in the “Comida di Buteco” contest influences the marketing and innovation strategies of participating gastronomic enterprises in the city of Manaus-AM, a region that brings together geographic, social and cultural singularities. The gastronomic entrepreneurship of bars and restaurants known as “butecos” constitutes a sector of great relevance for economic and social development, standing out not only culturally for the local economy, but also as spaces for social coexistence and preservation of local food culture. The methodology used was a qualitative and quantitative approach, through semi-structured interviews with entrepreneurs participating in the contest. The results found indicate that the award acts as a business driver, promoting the strengthening of the identity of the establishments, encouraging product innovation and the development of experiences that contribute to the growth of small gastronomic enterprises.
Keywords: Empreendedorismo
Inovação
Marketing
Comida di Buteco
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FES - Faculdade de Estudos Sociais
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Manaus
Citation: PEREIRA, Maria Lucinete da Silva. Do buteco à inovação: a influência do prêmio “Comida di Buteco” nas estratégias de marketing e inovação dos empreendimentos da edição de 2025, em Manaus-AM. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2025.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8993
metadata.dc.subject.controlado: .
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