Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/9019| metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Title: | Projeto de um equipamento de lubrificação automática de pneus para uma indústria do polo duas rodas |
| metadata.dc.creator: | Soares, João Victor Magalhães |
| metadata.dc.contributor.advisor1: | Paula, Cássio Pereira de |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Alves, Antonio do Nascimento Silva |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Brito, Thays Obando |
| metadata.dc.description.resumo: | Durante um mapeamento ergonômico de rotina, uma empresa fabricante de motocicletas, situada no Polo Industrial de Manaus, constatou que o processo de montagem de rodas nas suas linhas de produção apresentava certo risco ergonômico no posto de montagem dos pneus, especificamente na etapa de lubrificação. Devido a esses riscos, os colaboradores expostos a essa atividade estavam suscetíveis a lesões musculares e possíveis afastamentos, o que poderia gerar prejuízos para a organização e principal- mente para os colaboradores. Para solucionar esse problema, esta pesquisa propõe o desenvolvimento de um equipamento de lubrificação de pneus com foco na adequação ergonômica do processo em questão. A metodologia adotada baseou-se no modelo de referência para o Processo de Desenvolvimento de Produtos, proposto por Henrique Rozenfeld, aplicado até a fase de projeto detalhado. Como diferencial, foram incorporados conceitos de Design for Ergonomics, provenientes da abordagem DFx, para apoiar decisões de projeto voltadas à ergonomia. Como resultado, foi realizado o de- talhamento do equipamento de lubrificação de pneus ergonomicamente adequado ao processo, o qual, segundo avaliações preliminares junto à equipe representante da organização, tem potencial para reduzir os riscos ergonômicos do processo de montagem de pneus. Além disso, foi constatado que o modelo de Processo de Desenvolvimento de Produtos adotado, aliado às técnicas do DFx para ergonomia, é uma ferramenta metodológica eficaz para projetos industriais com foco em ergonomia. |
| Abstract: | During a routine ergonomic assessment, a motorcycle manufacturing company located in the Industrial Hub of Manaus identified an ergonomic risk in the wheel assembly process on its production lines, specifically in the tire lubrication stage. Due to these risks, workers exposed to this activity were susceptible to musculoskeletal injuries and potential leave of absence, which could result in losses for both the organization and the employees. To address this problem, this research proposes the development of a tire lubrication device focused on the ergonomic adaptation of the process in question. The methodology adopted was based on the reference model for the Product Development Process proposed by Henrique Rozenfeld, applied up to the detailed design phase. As a distinguishing feature, Design for Ergonomics concepts, derived from the DFx approach, were incorporated to support design decisions aimed at improving ergonomics. As a result, a detailed design of an ergonomically suita- ble tire lubrication device was developed, which, according to preliminary evaluations with the company’s representative team, has the potential to reduce ergonomic risks in the tire assembly process. Furthermore, it was found that the adopted Product Deve- lopment Process model, combined with DFx techniques for ergonomics, is an effective methodological tool for industrial projects focused on ergonomic improvements. |
| Keywords: | Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) Design for X (DFx) Ergonomia Montagem de pneus Product Development Process (PDP) Design for X (DFx) Ergonomics Tire assembly |
| metadata.dc.subject.cnpq: | ENGENHARIAS: ENGENHARIA MECANICA: PROCESSOS DE FABRICACAO |
| metadata.dc.language: | por |
| metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
| metadata.dc.publisher.department: | FT - Faculdade de Tecnologia |
| metadata.dc.publisher.course: | Engenharia Mecânica - Bacharelado - Manaus |
| Citation: | SOARES, João Victor Magalhães. Projeto de um equipamento de lubrificação automática de pneus para uma indústria do polo duas rodas. 2025. 146 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2025. |
| metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
| metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
| URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/9019 |
| metadata.dc.subject.controlado: | . . . |
| Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Engenharias |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TCC_JoãoSoares.pdf | 13,97 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.