Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/9051| metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Title: | Desafios e possibilidades na inclusão e alfabetização de crianças com TDAH em uma escola pública do município de Benjamin Constant- AM |
| metadata.dc.creator: | Marcelino, Arlene Macario |
| metadata.dc.contributor.advisor1: | Nascimento, Greicy Oliveira |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Daniel Cerdeira de |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Baule, Gilvânia Plácido |
| metadata.dc.description.resumo: | Este estudo apresenta uma discussão sobre os desafios e possibilidades de inclusão e alfabetização de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no ensino regular. O transtorno se apresenta cada vez mais, no espaço escolar, o qual tem aumentado o número de estudantes com deficiência e/ou transtornos, necessitando que os professores possuam qualificação para possibilitar uma educação inclusiva e significativa que leve em considerações a subjetividade dos sujeitos escolares. Diante disto, este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo geral compreender os desafios e possibilidades de inclusão e alfabetização de crianças com TDAH nos Anos Iniciais de uma escola pública municipal de Benjamin Constant – AM. A metodologia se apresenta em uma abordagem qualitativa com o uso da observação e do questionário. A pesquisa ocorreu durante o período de observação na disciplina de estágio supervisionado nos Anos Iniciais, tendo como lócus de estudo em uma escola pública. Os sujeitos colaboradores com esse estudo foram uma professora e seus respectivos estudantes da turma do 5º ano do Ensino Fundamental I. Diante disto, o estudo demonstra o quanto a atuação docente, com base nos conhecimentos e apoio administrativo pode ser componente para a conquista de um ambiente inclusivo na escolar. Além disso, são apresentados alguns desafios da prática docente na alfabetização de crianças com TDAH, mas também se propõe possibilidades para uma prática inclusiva que trabalhe com as múltiplas diferenças em sala de aula. |
| Abstract: | Este estudio presenta una discusión sobre los desafíos y las posibilidades de la inclusión y la alfabetización de estudiantes con Trastorno por Déficit de Atención e Hiperactividad (TDAH) en la educación regular. Este trastorno está cada vez más presente en las escuelas, donde se ha observado un aumento en el número de estudiantes con discapacidades y/o trastornos. El profesorado requiere profesionales cualificados para impartir una educación inclusiva y significativa que tenga en cuenta la subjetividad de los alumnos. Por lo tanto, este proyecto de fin de grado tuvo como objetivo comprender los desafíos y las posibilidades de la inclusión y la alfabetización de niños con TDAH en los primeros años de una escuela pública municipal en Benjamin Constant, Amazonas. La metodología utiliza un enfoque cualitativo mediante la observación y cuestionarios. La investigación se llevó a cabo durante el período de observación de una pasantía supervisada en Educación Infantil, realizada en una escuela pública. Los participantes del estudio fueron una docente y sus alumnos de 5º grado de Primaria I. Por lo tanto, el estudio demuestra cómo la enseñanza, basada en el conocimiento y el apoyo administrativo, puede ser un componente clave para lograr un entorno escolar inclusivo. Además, presenta algunos desafíos de la alfabetización para niños con TDAH y propone posibilidades para una práctica inclusiva que aborde las múltiples diferencias en el aula. |
| Keywords: | Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Desafios da prática docente Educação inclusiva Alfabetização |
| metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
| metadata.dc.language: | por |
| metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
| metadata.dc.publisher.department: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
| metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant |
| metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
| metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
| URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/9051 |
| Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TCC_ArleneMarcelino.pdf | 644,65 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.