Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/9242| metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Title: | O papel do bibliotecário na promoção da aprendizagem e da qualidade da educação a distância: desafios e oportunidades |
| metadata.dc.creator: | Souza, Raissa Milaine dos Santos de |
| metadata.dc.contributor.advisor1: | Lopes, Felipe Vlaxio |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Terra, Guilhermina de Melo |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Silva, André Luiz Avelino da |
| metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho aborda o papel do bibliotecário na promoção da aprendizagem e na garantia da qualidade da Educação a Distância (EaD), com foco nos desafios enfrentados e nas oportunidades que emergem a partir do uso crescente das tecnologias digitais no ensino. A partir de uma revisão teórica atualizada, analisam-se as transformações ocorridas na prática bibliotecária, especialmente após a pandemia de COVID-19, que acelerou a virtualização das atividades educacionais e exigiu uma profunda adaptação dos profissionais da informação. O estudo destaca que a atuação do bibliotecário na EaD vai além da organização de acervos: ele assume funções estratégicas, como a curadoria de conteúdos digitais, o suporte à pesquisa, a orientação sobre o uso ético da informação e a promoção da inclusão digital. Também se evidencia o papel do bibliotecário como colaborador ativo no planejamento pedagógico, desenvolvendo oficinas, tutoriais e recursos que fortalecem a autonomia e as competências informacionais dos estudantes. Entre os desafios identificados estão a desigualdade de acesso às tecnologias, a necessidade de formação continuada, as limitações estruturais das instituições e o reconhecimento ainda restrito do bibliotecário como agente educacional. Por outro lado, a EaD oferece novas possibilidades de atuação, como a integração em equipes multidisciplinares, a produção de materiais educativos, a liderança em projetos de inovação pedagógica e o uso de Recursos Educacionais Abertos (REA). Portanto , a valorização do bibliotecário nesse novo cenário é fundamental para o fortalecimento de uma educação mais democrática, crítica e acessível. Sua atuação, quando reconhecida e integrada de forma efetiva, contribui não apenas para o suporte técnico, mas também para a construção de experiências educacionais mais humanas, colaborativas e transformadoras. |
| Abstract: | This study addresses the role of the librarian in promoting learning and ensuring quality in Distance Education (DE), focusing on the challenges faced and the opportunities arising from the increasing use of digital technologies in teaching. Based on an updated theoretical review, it analyzes the transformations in librarianship practices, especially after the COVID-19 pandemic, which accelerated the virtualization of educational activities and demanded a profound adaptation by information professionals. The study highlights that the librarian’s role in DE goes beyond managing collections: they assume strategic functions such as curating digital content, supporting research, guiding the ethical use of information, and promoting digital inclusion. It also emphasizes the librarian’s active role in pedagogical planning, developing workshops, tutorials, and resources that strengthen students’ autonomy and information literacy skills. Among the identified challenges are unequal access to technology, the need for ongoing professional development, institutional structural limitations, and the still limited recognition of librarians as educational agents. On the other hand, DE offers new opportunities for involvement, such as integration into multidisciplinary teams, production of educational materials, leadership in pedagogical innovation projects, and the use of Open Educational Resources (OER). Therefore, valuing librarians in this new context is essential for strengthening a more democratic, critical, and accessible education. When effectively recognized and integrated, their role contributes not only to technical support but also to building more human, collaborative, and transformative educational experiences. |
| Keywords: | Bibliotecário Educação à distância Tecnologias digitais no ensino Bibliotecário - agente educacional |
| metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA |
| metadata.dc.language: | por |
| metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
| metadata.dc.publisher.department: | FIC - Faculdade de Informação e Comunicação |
| metadata.dc.publisher.course: | Biblioteconomia - EAD - Itacoatiara |
| metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
| metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
| URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/9242 |
| Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TCC_RaissaSouza.pdf | 419,37 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.