Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/9244| metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Title: | O que dizem as professoras iniciantes na docência sobre a residência pedagógica |
| metadata.dc.creator: | Costa, Sacha Larissa Mendonça da |
| metadata.dc.contributor.advisor1: | Batista, Eliane Regina Martins |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Vera Lúcia Reis da |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Ramos, Sarah Pinto |
| metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho tem como cenário o Programa Residência Pedagógica (PRP), que se iniciou no Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) e, por sua relevância para a formação de professores, foi posteriormente ampliado e aprofundado, resultando neste Trabalho de Conclusão de Curso. O problema de pesquisa foi norteado pelo seguinte questionamento: Qual a percepção dos professores iniciantes sobre o Programa Residência Pedagógica em relação à contribuição para a prática da docência? Seguido pelo objetivo geral de compreender a percepção dos professores iniciantes na docência na condição de egressos do curso de Pedagogia do IEAA. Esta pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa fundamentada em Chizotti (2008), os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada baseada em Minayo (2009). Os dados revelaram a importância do Programa Residência Pedagógica, que, somado a outras experiências formativas, contribuiu significativamente para o exercício da profissão docente. Por meio das observações, atendimento aos alunos, participação nas atividades de apoio aos professores, supervisores/preceptores e produção de materiais didáticos, os residentes vivenciaram experiências marcantes. Constatou-se que o PRP, de alguma forma, contribuiu com as práticas pedagógicas das professoras em início de carreira, ao favorecer o uso das metodologias observadas, a aplicação dos materiais produzidos e o fortalecimento da relação professor-aluno. Espera-se que este estudo possibilite reflexões sobre a formação inicial e sobre o processo de inserção profissional, ressaltando a relevância de programas que, em articulação com o estágio supervisionado, ampliem conhecimentos e aprofundem a relação entre teoria e prática na formação de pedagogos do IEAA. |
| Abstract: | This study focuses on the Programa Residência Pedagógica (PRP), which began within the Scientific Initiation Project (PIBIC) and, due to its relevance for teacher education, was later expanded and deepened, resulting in this Final Undergraduate Thesis. The research problem was guided by the following question: What is the perception of beginning teachers regarding the contribution of the PRP to teaching practice? The general objective was to understand the perceptions of novice teachers, graduates of the Pedagogy course at IEAA, about their initial experiences in the profession. This qualitative research, supported by Chizotti (2008), collected data through semi-structured interviews based on Minayo (2009). The results revealed the importance of the PRP, which, together with other formative experiences, significantly contributed to the exercise of teaching. Through classroom observations, student assistance, participation in activities alongside mentor teachers, and the production of teaching materials, residents experienced meaningful practices. It was found that the PRP contributed to the pedagogical practices of novice teachers by encouraging the application of observed methodologies, the use of produced materials, and the strengthening of teacher-student relationships. This study is expected to foster reflections on initial teacher education and the process of professional insertion, emphasizing the relevance of programs that, in articulation with supervised internships, broaden knowledge and deepen the relationship between theory and practice in the training of pedagogy graduates at IEAA. |
| Keywords: | Formação de professores Teacher training Professores iniciantes Residência Pedagógica Beginning teachers Egressas Program Graduates Pedagogical Residency Program |
| metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
| metadata.dc.language: | por |
| metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
| metadata.dc.publisher.department: | IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá) |
| metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Humaitá |
| Citation: | COSTA, Sacha Larissa Mendonça da. O que dizem as professoras iniciantes na docência sobre a residência pedagógica. 2025. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2025. |
| metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
| metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
| URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/9244 |
| metadata.dc.contributor.grupo-pesquisa: | FORPROD - Formação e Desenvolvimento Profissional Docente |
| Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TCC_SachaCosta | 533,15 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.