Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/9247| metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Title: | Inclusão digital nas bibliotecas escolares |
| Other Titles: | Digital inclusion in school libraries |
| metadata.dc.creator: | Marinho, Lânia Martins |
| metadata.dc.contributor.advisor1: | Lopes, Felipe Vlaxio |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Tashiro, Mayara Mota |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, André Luiz Avelino da |
| metadata.dc.description.resumo: | Neste estudo, aborda-se as estratégias de inclusão digital nas bibliotecas, buscando assim examinar as ações necessárias para garantir que todos os tipos de usuários da biblioteca tenham acesso equivalente à informação. A pesquisa foi estruturada com o objetivo específico de: analisar a situação atual da inclusão digital nas bibliotecas; identificar as necessidades e desafios do acesso à informação apresentados pelos diversos grupos de usuários; e enfatizar as experiências notáveis e boas práticas da inclusão digital. A maioria das informações foi coletada de artigos publicados de 2019 a 2024. Os artigos têm sido úteis para a presente pesquisa em questões relativas ao tema da acessibilidade digital e o impacto das tecnologias da informação e comunicação. Os resultados revelaram que, embora tenha havido avanços, ainda persistem desafios consideráveis para a inclusão digital atual, especialmente no que diz respeito às bibliotecas escolares. As crianças de grupos sub-representados enfrentam dificuldades adicionais devido à carência de infraestrutura, formação inadequada entre profissionais e ausência de políticas públicas eficazes. Em suma, embora a inclusão digital em bibliotecas tenha aumentado, existe uma lacuna significativa que precisa ser reduzida em relação ao acesso equitativo de diversos grupos ao conhecimento. É necessário investir em infraestrutura, formação e políticas públicas eficazes para tornar bibliotecas espaços verdadeiramente acessíveis e democráticos. |
| Abstract: | This study addresses digital inclusion strategies in libraries, seeking to examine the actions needed to ensure that all types of library users have equal access to information. The research was structured with the specific objective of: analyzing the current status of digital inclusion in libraries; identifying the needs and challenges of access to information presented by different user groups; and highlighting notable experiences and good practices in digital inclusion. Most of the information was collected from articles published between 2019 and 2024. The articles have been useful for this research on issues related to the topic of digital accessibility and the impact of information and communication technologies. The results revealed that, although there has been progress, considerable challenges still persist for current digital inclusion, especially with regard to school libraries. Children from underrepresented groups face additional difficulties due to lack of infrastructure, inadequate training among professionals. |
| Keywords: | Inclusão digital Digital inclusion Bibliotecas escolares Acessibilidade Tecnologias School libraries Accessibility Technologies |
| metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA |
| metadata.dc.language: | por |
| metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
| metadata.dc.publisher.department: | FIC - Faculdade de Informação e Comunicação |
| metadata.dc.publisher.course: | Biblioteconomia - EAD - Tabatinga |
| metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
| metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
| URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/9247 |
| Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TCC_LaniaMarinho.pdf | 348,35 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.