Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/9247
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Inclusão digital nas bibliotecas escolares
Other Titles: Digital inclusion in school libraries
metadata.dc.creator: Marinho, Lânia Martins
metadata.dc.contributor.advisor1: Lopes, Felipe Vlaxio
metadata.dc.contributor.referee1: Tashiro, Mayara Mota
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, André Luiz Avelino da
metadata.dc.description.resumo: Neste estudo, aborda-se as estratégias de inclusão digital nas bibliotecas, buscando assim examinar as ações necessárias para garantir que todos os tipos de usuários da biblioteca tenham acesso equivalente à informação. A pesquisa foi estruturada com o objetivo específico de: analisar a situação atual da inclusão digital nas bibliotecas; identificar as necessidades e desafios do acesso à informação apresentados pelos diversos grupos de usuários; e enfatizar as experiências notáveis e boas práticas da inclusão digital. A maioria das informações foi coletada de artigos publicados de 2019 a 2024. Os artigos têm sido úteis para a presente pesquisa em questões relativas ao tema da acessibilidade digital e o impacto das tecnologias da informação e comunicação. Os resultados revelaram que, embora tenha havido avanços, ainda persistem desafios consideráveis para a inclusão digital atual, especialmente no que diz respeito às bibliotecas escolares. As crianças de grupos sub-representados enfrentam dificuldades adicionais devido à carência de infraestrutura, formação inadequada entre profissionais e ausência de políticas públicas eficazes. Em suma, embora a inclusão digital em bibliotecas tenha aumentado, existe uma lacuna significativa que precisa ser reduzida em relação ao acesso equitativo de diversos grupos ao conhecimento. É necessário investir em infraestrutura, formação e políticas públicas eficazes para tornar bibliotecas espaços verdadeiramente acessíveis e democráticos.
Abstract: This study addresses digital inclusion strategies in libraries, seeking to examine the actions needed to ensure that all types of library users have equal access to information. The research was structured with the specific objective of: analyzing the current status of digital inclusion in libraries; identifying the needs and challenges of access to information presented by different user groups; and highlighting notable experiences and good practices in digital inclusion. Most of the information was collected from articles published between 2019 and 2024. The articles have been useful for this research on issues related to the topic of digital accessibility and the impact of information and communication technologies. The results revealed that, although there has been progress, considerable challenges still persist for current digital inclusion, especially with regard to school libraries. Children from underrepresented groups face additional difficulties due to lack of infrastructure, inadequate training among professionals.
Keywords: Inclusão digital
Digital inclusion
Bibliotecas escolares
Acessibilidade
Tecnologias
School libraries
Accessibility
Technologies
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FIC - Faculdade de Informação e Comunicação
metadata.dc.publisher.course: Biblioteconomia - EAD - Tabatinga
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/9247
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LaniaMarinho.pdf348,35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.