Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/9248| metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Title: | Design de interface para aplicativo mobile para auxílio de informações acadêmicas do curso de Design da UFAM |
| Other Titles: | Interface design for a mobile application to support academic information for the UFAM Design course |
| metadata.dc.creator: | Ribeiro, Giovanna Pinheiro |
| metadata.dc.contributor.advisor1: | Pacheco, Karla Mazarelo Maciel |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Alencar, Larissa Albuquerque de |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Mota, Sheila Cordeiro |
| metadata.dc.description.resumo: | Ao ingressar na Universidade, apesar de haver informações disponíveis nas redes sociais, sites e blogs institucionais, o aluno encontra-se perdido dentro da universidade, principalmente a Universidade Federal do Amazonas, devido ao espaço e da rápida mudança no cotidiano de um estudante, que tinha todas as informações sobre seu ambiente acadêmico e um suporte dado pela escola a qualquer momento, para um universo acadêmico vasto, onde ele tem que andar por conta própria. Para o veterano, apesar de mais tempo dentro da instituição, não é diferente, uma vez que o acesso a informações acadêmicas não é facilitado. Portanto, para reduzir o choque inicial dos calouros do curso de Design e ajudá-los a se integrarem na comunidade acadêmica e auxiliar os discentes como um todo a se programarem em sua vida acadêmica, assim como se localizarem melhor dentro da Universidade Federal do Amazonas de forma fácil e com autonomia, neste trabalho será utilizado métodos e formas de melhorar a experiência do usuário por meio do design de interação e design de interfaces, que ofereçam boa usabilidade e sejam objetivas. Para desenvolver o projeto foi utilizada a Metodologia de Munari (1998), alinhada à metodologia Projeto E de Meurer e Szabluk (2010) e à metodologia de Preece, Rogers e Sharp (2017), voltada para o desenvolvimento de interfaces e design de interação. Para realizar isto, foi feito um estudo com referencial teórico, pesquisa com a comunidade acadêmica, análise de similares, levantamento de dados acerca de cores e formas, briefing, painel semântico, geração e desenvolvimento de alternativas. Por último foram desenvolvidos wireframes de baixa e média complexidade até chegar no protótipo de interface funcional acompanhado de um documento de design de interface contendo dados técnicos. O fruto desse trabalho mostra a importância da disponibilização fácil de informações acadêmicas dentro e fora do curso de Design da Universidade Federal do Amazonas e como isso melhora a experiência e perspectiva do usuário. |
| Abstract: | When entering university, despite the information available on social networks, websites and institutional blogs, students find themselves lost inside the university, especially the Federal University of Amazonas, due to the space and the rapid change in daily life from a student who had all the information about their academic environment and support provided by the school at any time, to a vast academic universe where they have to navigate on their own. For veterans, despite having been at the institution for longer, it's no different, as access to academic information is not easy. Therefore, in order to reduce the initial shock for freshmen on the Design course and help them integrate into the academic community and help students as a whole to plan their academic life, as well as to better locate themselves within the Federal University of Amazonas easily and autonomously, this project will use methods and ways of improving the user experience through interaction design and interface design, which offer good usability and are objective. To develop the project, we used Munari's Methodology (1998), aligned with Meurer and Szabluk's Project E methodology (2010) and Preece, Rogers and Sharp's methodology (2017), aimed at developing interfaces and interaction design. In order to do this, a study was carried out with theoretical references, research with the academic community, analysis of similarities, data collection on colors and shapes, briefing, semantic panel, generation and development of alternatives. Finally, low and medium complexity wireframes were developed until the functional interface prototype was created, accompanied by an interface design document containing technical data. The results of this work show the importance of making academic information easily available inside and outside the Design course at the Federal University of Amazonas and how this improves the user's experience and perspective. |
| Keywords: | Design Alunos Informações acadêmicas Interface |
| metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: DESENHO INDUSTRIAL: PROGRAMACAO VISUAL |
| metadata.dc.language: | por |
| metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
| metadata.dc.publisher.department: | FT - Faculdade de Tecnologia |
| metadata.dc.publisher.course: | Design - Bacharelado - Manaus |
| Citation: | RIBEIRO. Giovanna Pinheiro. Design de interface para aplicativo mobile para auxílio de informações acadêmicas do curso de Design da UFAM. 2025. 107f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. |
| metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
| metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
| URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/9248 |
| Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TCC_GiovannaRibeiro.pdf | 6,56 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.