Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/9249| metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
| Title: | Explorando novos horizontes literários: práticas eficazes no desenvolvimento e implementação de programas de leitura para crianças e jovens em bibliotecas escolares no interior do Amazonas |
| metadata.dc.creator: | Santos, Valéria Braga dos |
| metadata.dc.contributor.advisor1: | Barbalho, Célia Regina Simonetti |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Paiva, Maricélia Ferreira dos Santos |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Almeida, Luiz Fernando Correia de |
| metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho investiga práticas eficazes no desenvolvimento de programas de leitura em bibliotecas escolares no interior do Amazonas, com o objetivo de ampliar o acesso à leitura e incentivar o hábito leitor entre crianças e jovens. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em revisão da literatura, para identificar os desafios enfrentados e propor estratégias que visem superá-los. Os resultados destacam a relevância de práticas inovadoras, como oficinas de leitura, e programas de reforço, para transformar as bibliotecas escolares em centros de desenvolvimento intelectual, social e cultural. Conclui que as práticas contribuem para fortalecer a cultura da leitura na região, promovendo a formação de leitores críticos e a inclusão educacional. |
| Abstract: | This study investigates effective practices in the development of reading programs in school libraries in the interior of Amazonas, aiming to expand access to reading and encourage reading habits among children and Young people. The research adopts a qualitative approach, based on a literature review, to identify the challenges faced and propose strategies to overcome them. The results highlight the relevance of innovative practices, such as reading workshops and support programs in transforming school libraries into centers of intellectual, social, and cultural development. It concludes that these practices help strengthen the reading culture in the region, promoting the formation of critical readers and educational inclusion. |
| Keywords: | Programas de leitura Biblioteca escolar Formação de leitores |
| metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA |
| metadata.dc.language: | por |
| metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
| metadata.dc.publisher.department: | FIC - Faculdade de Informação e Comunicação |
| metadata.dc.publisher.course: | Biblioteconomia - EAD - Parintins |
| metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
| metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
| URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/9249 |
| Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TCC_ValeriaSantos | 131,31 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.