Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/9254| metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Title: | Sexualidade Infantil e os desafios para a prática docente na escola de educação básica em Parintins |
| Other Titles: | Child sexuality and the challenges for teaching practice in basic education schools in Parintins |
| metadata.dc.creator: | Belem, Anna Karolina Gomes |
| metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Fernanda Priscila Alves da |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Rosana Ramos de |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Sobreira, Gerusa Cruz |
| metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa investiga os desafios da prática docente em relação ao debate sobre gênero e sexualidade na educação básica, a partir de uma análise realizada na Escola Estadual Padre Jorge Frezzini. Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza exploratória e descritiva, realizado com professores da educação básica - anos iniciais do ensino fundamental. O principal objetivo deste estudo consiste em analisar como temática sobre a sexualidade e gênero é percebida e trabalhada pelos docentes, quais as barreiras enfrentadas e as estratégias desenvolvidas no cotidiano escolar. O referencial teórico circunscreve-se ao campo dos estudos da educação, da psicologia crítica e dos estudos de gênero, integrando as contribuições de Foucault, Junqueira, Altmann, Louro e outros autores que discutem a sexualidade, a diversidade e a formação docente. A metodologia adotada baseou-se na pesquisa qualitativa, tendo como método a observação participante e etnográfica do cotidiano escolar e entrevista narrativa, buscando compreender as práticas, percepções e resistências que permeiam o tratamento da sexualidade nas escolas públicas. Os procedimentos de coletas de dados se organizaram a partir de três momentos distintos: no primeiro momento, a pesquisa bibliográfica, busca de pesquisas e estudos que tratam da temática, assim como autores e referencias teóricos deste campo de estudos; no segundo momento da pesquisa, com a pesquisa de campo, foi realizada a observação participante e etnográfica do contexto escolar, registro no diário de campo e entrevista narrativa com os docentes da escola. O terceiro momento consistiu em analisar os dados emergentes do estudo. Os resultados apontaram que existe a necessidade de uma reflexão crítica sobre a temática e a formação continuada que tratem desta temática junto aos professores, de modo que possam atuar com mais segurança, respeito e compromisso ético diante das manifestações da sexualidade infantil. A partir da análise, apontou-se a necessidade de problematizar os desafios da prática educativa no contexto da diversidade e apontar caminhos para a promoção de uma educação inclusiva e humanizadora, que reconheça a criança como sujeito de direitos e valorize a pluralidade de experiências humanas. |
| Abstract: | This research investigates the challenges of teaching practices related to the discussion of gender and sexuality in basic education, based on na analysis conducted at the Padre Jorge Frezzini State School. It is a qualitative, exploratory, and descriptive study carried out with primary school teachers in the early years of elementary education. The main objective of this study is to analyze how the themes of sexuality and gender are perceived and addressed by teachers, the barriers they face, and the strategies developed in their daily school practices. The theoretical framework is situated within the fields of education, critical psychology, and gender studies, drawing on the contributions of Foucault, Junqueira, Altmann, Louro, and other scholars who discuss sexuality, diversity, and teacher education. The methodology adopted was based on qualitative research, using participant and ethnographic observation of the school environment, as well as narrative interviews, in order to understand the practices, perceptions, and resistances surrounding the treatment of sexuality in public schools. The data collection procedures were organized into three distinct phases: the first phase involved a literature review, seeking studies and research related to the theme, as well as key authors and theoretical references in this field; the second phase, the field research related to the theme, as well as key authors and theoretical references in this field; the second phase, the fiel research, included participant and ethnographic observation of the school context, field diary records, and narrative interviews with the school’s teachers. The third phase consisted of analyzing the data that emerged from the study. The results indicated the need for critical reflection on the topic and for ongoing teacher training that addresses these issues, enabling educators to act with greater confidence, respect, and ethical commitment in the face, and ethical commitment in the face of expressions of childhood sexuality. The analysis highlighted the need to problematize the challenges of educational practice within the context of diversity and to suggest paths toward promoting inclusive and humanizing education that recognizes the child as a subject of rights and values the plurality of human experiences. |
| Keywords: | Sexualidade infantil Childhood sexuality Prática docente Teaching practice Basic education Educação básica |
| metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
| metadata.dc.language: | por |
| metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
| metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
| metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parintins |
| metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
| metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
| URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/9254 |
| Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TCC_AnnaBelem | 890,21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.