Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/9255| metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Title: | O jenipapo na educação indígena: uma abordagem cultural e científica nas séries finais do ensino fundamental |
| metadata.dc.creator: | Sampaio, Alcileide Candido |
| metadata.dc.contributor.advisor1: | Pinto, Marcia Nascimento |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Mendoza, Anita Yris Garcias |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Lemos, Radamés Gonçalves de |
| metadata.dc.description.resumo: | Esta monografia investigou o jenipapo na educação indígena, adotando uma abordagem cultural e científica nas séries finais do ensino fundamental. O objetivo principal foi analisar as metodologias de ensino de professores indígenas nas aulas de Ciências Naturais. A pesquisa também buscou integrar o saber científico com o conhecimento tradicional sobre a flora local, fortalecer a identidade e cultura dos alunos, e registrar as ferramentas didáticas usadas em atividades de campo. A investigação, de natureza quali-quantativo, utilizou observação, aplicação de questionários e análise de práticas pedagógicas com estudantes do 6º ao 9º ano. Os resultados revelaram que os alunos reconhecem o jenipapo (Genipa americana) como um elemento cultural vital, principalmente por seu uso em pinturas corporais e rituais. No entanto, a análise dos livros didáticos evidenciou a falta de articulação entre o conhecimento científico e os saberes tradicionais nas práticas em sala de aula. Conclui-se que a valorização e a integração dos saberes indígenas no ensino formal podem promover uma educação mais significativa e contextualizada, fortalecendo a identidade dos povos originários. |
| Abstract: | This monograph investigated the use of jenipapo in Indigenous education, adopting a cultural and scientific approach in the final years of elementary school. The main objective was to analyze the teaching methodologies of Indigenous teachers in Natural Sciences classes. The research also sought to integrate scientific knowledge with traditional knowledge about local flora, strengthen students’ cultural identity, and record the didactic tools used in field activities.çThe investigation, with a qualitative-quantitative nature, employed observation, questionnaires, and the analysis of pedagogical practices with students from 6th to 9th grade. The results revealed that students recognize jenipapo (Genipa americana) as a vital cultural element, mainly for its use in body painting and rituals. However, the analysis of textbooks highlighted the lack of articulation between scientific knowledge and traditional knowledge in classroom practices. It is concluded that valuing and integrating Indigenous knowledge into formal education can foster a more meaningful and contextualized learning process, strengthening the identity of Indigenous peoples. |
| Keywords: | Jenipapo Educação indígena Saberes tradicionais Cultura tikuna |
| metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
| metadata.dc.language: | por |
| metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
| metadata.dc.publisher.department: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
| metadata.dc.publisher.course: | Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Benjamin Constant |
| Citation: | SAMPAIO, Alcileide. O jenipapo na educação indígena: uma abordagem cultural e científico nas séries finais do ensino fundamental. 2025. 63 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências: Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas, Benjamin Constant (AM), 2025. |
| metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
| metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
| URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/9255 |
| Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TCC_AlcileideSampaio.pdf | 1,64 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.