Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/9256
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Experiências e práticas pedagógicas de uma acadêmica indígena em uma escola campo do Programa Residência Pedagógica
metadata.dc.creator: Oro Nao, Joérica Parintintin
metadata.dc.contributor.advisor1: Batista, Eliane Regina Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Nogueira, Eulina Maria Leite
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Jordeanes do Nascimento
metadata.dc.description.resumo: A iniciação à docência vem se constituindo temática pertinente no processo de produção de políticas formativas. Considerando sua relevância, este Trabalho de Conclusão de Curso objetivou compreender as tessituras que foram produzindo-me como professora indígena na escola-campo da Residência Pedagógica. A metodologia pautou-se na pesquisa qualitativa e documental, em que buscou-se extrair informações de registros, anotações e no relato de experiências. Desse modo, apresentam-se análises das experiências em sala com professores, com direcionamento para as práticas pedagógicas através do plano de ação das oficinas pedagógicas e das regências, tanto da percepção e observação do papel do professor quanto do contexto educacional da escola-campo. Os achados nos permitem considerar que ainda há professores com práticas pedagógicas que consideram os conhecimentos prévios dos estudantes e pautam-se em um ensino contextualizado, lúdico e dialógico; contudo, há os que possuem uma prática que se aproxima da concepção tradicional, restrita a exercícios e sua repetição, com ausência de atividades lúdicas, desenvolvendo um ensino desarticulado dos contextos socais, culturais e políticos.
Abstract: The initiation to teaching has become a relevant theme in the process of producing training policies. Considering its significance, this Course Completion Paper aimed to understand the experiences that shaped me as an indigenous teacher at the field school of the Pedagogical Residency program. The methodology was based on qualitative and documentary research, where the goal was to extract information from records, notes, and experience reports. In this way, it presents an analysis of the classroom experiences with teachers, focusing on pedagogical practices through the action plan, pedagogical workshops, and teaching practices, as well as the perception and observation of the teacher's role within the educational context of the field school. The findings allow us to consider that there are still teachers with pedagogical practices that take into account students' prior knowledge and are based on contextualized, playful, and dialogical teaching; however, there are also those whose practices resemble the traditional approach, limited to exercises and their repetition, with no playful activities, leading to a teaching process disconnected from social, cultural, and political contexts.
Keywords: Residência Pedagógica
Iniciação à docência
Atividades lúdicas
Práticas pedagógicas
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Humaitá
Citation: ORO NAO, Joérica Parintintin . Experiências e práticas pedagógicas de uma acadêmica indígena em uma escola campo do Programa Residência Pedagógica. 2025. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2025.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/9256
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_JoericaParintintin.pdf2,61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.