Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/9257| metadata.dc.type: | Capítulo de Livro |
| Title: | O paradigma da leitura na educação contemporânea: suas implicações no contexto de uma Instituição Federal de Ensino Superior no interior do Amazonas |
| Other Titles: | The Reading Paradigm in Contemporary Education: Its Implications in the Context of a Federal Higher Education Institution in the Interior of Amazonas El Paradigma de la Lectura en la Educación Contemporánea: Sus Implicaciones en el Contexto de una Institución Federal de Educación Superior en el Interior del Amazonas |
| metadata.dc.creator: | Mendes, Renato de Sena |
| metadata.dc.description.resumo: | Apresenta-se, inicialmente a leitura como instrumento de emancipação política, pedagógica, cultural fortalecendo segmentos sociais marginalizados no espaço acadêmico e a biblioteca assume papel relevante para a formação e disseminação do conhecimentos que corroborem para a visibilidade e representatividade dos saberes e culturas regionais como parte da construção do conhecimento acadêmico dos discentes dos cursos de bacharelado em Nutrição, Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, Licenciatura em Ciências: Matemática e Física valorizando conteúdos trazidos das vivências territoriais dos seus leitores. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é analisar as implicações do paradigma da leitura adotado por uma instituição federal de ensino superior do interior do Amazonas na formação acadêmica e crítica dos estudantes. O estudo é de natureza, qualitativa, com uma abordagem exploratória-analítica, os procedimentos adotados foram a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Resultados apontam a necessidade de redefinir as concepções pedagógicas sobre a prática social da leitura no Instituto de Saúde Biotecnologia(ISB), integradas a inclusão de novas metodologias que sejam compartilhadas pelos docentes e bibliotecários(a) que reconheçam as novas possibilidades de textos e linguagens disponíveis no ambiente digital na sociedade contemporânea em benefício dos discentes dos cursos citados. Recomenda-se que futuras pesquisas aprofundem a abordagem da leitura sob uma perspectiva interdisciplinar, considerando-a como competência transversal essencial à formação acadêmica. Sugere-se, ainda, que se investiguem práticas pedagógicas que potencializem o desenvolvimento da leitura crítica nos diferentes campos do saber, especialmente no ensino superior, onde a leitura desempenha papel central na construção do conhecimento, na argumentação científica e na formação profissional. |
| Abstract: | Reading is initially presented as an instrument of political, pedagogical, and cultural emancipation, strengthening marginalized social segments in the academic space. The library assumes a relevant role in the formation and dissemination of knowledge that contributes to the visibility and representation of regional knowledge and cultures as part of the academic knowledge construction of students in the Bachelor's degree programs in Nutrition, Bachelor's degree programs in Sciences: Biology and Chemistry, and Bachelor's degree programs in Sciences: Mathematics and Physics, valuing content brought from the territorial experiences of its readers. Therefore, the objective of this research is to analyze the implications of the reading paradigm adopted by a federal higher education institution in the interior of Amazonas state on the academic and critical development of students. The study is qualitative in nature, with an exploratory-analytical approach, and the procedures adopted were bibliographical research and document analysis. The results point to the need to redefine pedagogical concepts regarding the social practice of reading at the Institute of Health Biotechnology (ISB), integrating the inclusion of new methodologies shared by faculty and librarians who recognize the new possibilities of texts and languages available in the digital environment in contemporary society for the benefit of students in the aforementioned programs. Future research is recommended to deepen the approach to reading from an interdisciplinary perspective, considering it as a transversal competency essential to academic education. It is also suggested that pedagogical practices be investigated that enhance the development of critical reading in different fields of knowledge, especially in higher education, where reading plays a central role in knowledge construction, scientific argumentation, and professional development. |
| Keywords: | Leitura Biblioteca Letramento Educação contemporânea |
| metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
| metadata.dc.language: | por |
| metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
| metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
| metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
| URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/9257 |
| Issue Date: | 2025 |
| metadata.dc.contributor.grupo-pesquisa: | GPI - Grupo de Pesquisa Internacional |
| Appears in Collections: | Livros e Capítulos de livros - Ciências Humanas |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Cap.Livro_RenatoSena_O_paradigma_da_leitura_na_educacao.pdf | 2,28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.