Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/9262| metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
| Title: | Estratégias de incentivo à leitura em bibliotecas escolares: um estudo no município de Coari, Amazonas |
| metadata.dc.creator: | Negreiros, Adriel Raulino Penha de Silva, Vanuza Araújo |
| metadata.dc.contributor.advisor1: | Fernandes, Tatiana Brandão |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Bessa, Amanda de Queiroz |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Torres, Phamela Lima |
| metadata.dc.description.resumo: | O presente artigo analisa uma atividade de incentivo à leitura desenvolvida na Escola Estadual Francisca Evangelista da Silva, localizada no município de Coari/ Amazonas, com turmas do Ensino Fundamental I. A pesquisa, de natureza básica, exploratória e qualitativa, teve como objetivo compreender as estratégias, métodos e planejamentos adotados por professores e pedagogos para promover a leitura entre os alunos. A metodologia incluiu observações, aplicação de questionários e análise do acervo da biblioteca escolar. Constatou-se que práticas como rodas de leitura, contação de histórias e projetos temáticos despertam o interesse das crianças e contribuem para sua formação crítica e cultural. Apesar do engajamento da equipe pedagógica, foram identificadas limitações como a ausência de bibliotecário e a carência de materiais atualizados. Conclui-se que a biblioteca, quando integrada ao trabalho docente, pode tornar-se um espaço dinâmico de aprendizagem e desenvolvimento do hábito leitor desde os anos iniciais. |
| Abstract: | This article analyzes an activity to encourage reading developed at the Francisca Evangelista da Silva State School, located in the city of Coari-AM, with classes in Elementary School I. The research, of a basic, exploratory, and qualitative nature, aimed to understand the strategies, methods and plans adopted by teachers and pedagogues to promote reading among students. The methodology included observations, application of questionnaires and analysis of the school library collection. It was found that practices such as reading circles, storytelling and thematic projects arouse the interest of children and contribute to their critical and cultural development. Despite the commitment of the teaching team, limitations were identified such as the absence of librarians and the lack of updated materials. It is concluded that the library, when integrated with the teaching work, can become a dynamic space for learning and developing the reading habit from the early years. |
| Keywords: | Incentivo Leitura Ensino fundamental I Biblioteca Escola |
| metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA |
| metadata.dc.language: | por |
| metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
| metadata.dc.publisher.department: | FIC - Faculdade de Informação e Comunicação |
| metadata.dc.publisher.course: | Biblioteconomia - EAD - Coari |
| metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
| metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
| URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/9262 |
| Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TCC_AdrielNegreiros_VanuzaSilva.pdf | 506,54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.