Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/9265
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Serviço de referência e competências do bibliotecário escolar: uma revisão integrativa da literatura
metadata.dc.creator: Nunes, Sanderly Dacio
metadata.dc.contributor.advisor1: Inomata, Danielly Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, André Luiz Avelino da
metadata.dc.contributor.referee2: Torres, Phamela Lima
metadata.dc.description.resumo: Este artigo investiga as competências necessárias para os bibliotecários que atuam no Serviço de Referência em bibliotecas escolares. As demandas avançam com as novas tecnologias atuais, tornando essencial o conhecimento sobre as principais mudanças e quais habilidades são necessárias para atender aos usuários. A pesquisa tem como objetivo geral mapear competências, recursos, tecnologias e inovações utilizadas na oferta do Serviço de Referência em Informação em bibliotecas escolares. Para a coleta de análise de dados foram realizadas buscas na Base de Dados em Ciência da Informação: BRAPCI, SciELO, IFLA e UNESCO. A seleção e análise dos artigos seguiram critérios sobre o objetivo do trabalho, considerando os estudos publicados nos 10 anos (2015–2024). Foram utilizados os seguintes termos de busca: Bibliotecário escolar; competências do Bibliotecário escolar e serviço de referência. Os resultados indicam como foram realizadas as adaptações às novas tecnologias e o desenvolvimento das novas habilidades e competências do Bibliotecário escolar.
Abstract: This article investigates the competencies required for librarians working in Reference Services in school libraries. Demands are evolving with the advent of new technologies, making it essential to understand the key changes and the skills required to serve users. The overall objective of this research is to map the competencies, resources, technologies, and innovations used in providing Reference Information Services in school libraries. Data collection and analysis included searches in the following Information Science Databases: BRAPCI, SciELO, IFLA, and UNESCO. The selection and analysis of articles followed criteria related to the study's objective, considering studies published in the 10-year period (2015–2024). The following search terms were used: school librarian; school librarian competencies; and reference service. The results indicate how adaptations to new technologies and the development of new skills and competencies for school librarians were made.
Keywords: Biblioteca Escolar
Habilidades
Serviço de Referência
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FIC - Faculdade de Informação e Comunicação
metadata.dc.publisher.course: Biblioteconomia - EAD - Tabatinga
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/9265
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_SanderlyNunes.pdf412,33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.