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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/9269| metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
| Title: | Implementação do storytelling aplicado no ensino da Geociências |
| metadata.dc.creator: | Silva, Juliana Souza da |
| metadata.dc.contributor.advisor1: | Simas, Joemes de Lima |
| metadata.dc.description.resumo: | A narrativa, originalmente utilizada em marketing e publicidade, tem sido cada vez mais adotada na educação como um método eficaz para promover a aprendizagem ativa. Essa técnica, que mescla a arte de contar histórias com recursos multimídia, tem demonstrado grande potencial para envolver os alunos e aprimorar a compreensão do conteúdo. Estudos indicam que a integração de elementos visuais com texto escrito acelera a compreensão e melhora a retenção. No ensino superior, particularmente no curso de Engenharia de Petróleo e Gás, a narrativa tem se mostrado uma ferramenta pedagógica valiosa na área de geociências. A implementação dessa metodologia resultou em aulas mais dinâmicas e acessíveis, maior engajamento dos alunos e melhor retenção do conhecimento. O feedback positivo dos alunos confirma a eficácia da técnica, reforçando a necessidade de inovar as estratégias de ensino para atender às demandas da educação moderna. |
| Abstract: | Storytelling, originally used in marketing and advertising, has been increasingly adopted in education as an effective method for promoting active learning. This technique, which combines the art of storytelling with multimedia resources, has demonstrated great potential for engaging students and enhancing content comprehension. Studies indicate that integrating visual elements with written text accelerates comprehension and improves retention. In higher education, particularly in Oil and Gas Engineering programs, storytelling has proven to be a valuable pedagogical tool in the field of geosciences. The implementation of this methodology has resulted in more dynamic and accessible classes, greater student engagement, and improved knowledge retention. Positive student feedback confirms the technique's effectiveness, reinforcing the need to innovate teaching strategies to meet the demands of modern education. |
| Keywords: | Engenharia de Petróleo Storytelling Ensino |
| metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
| metadata.dc.language: | por |
| metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
| metadata.dc.publisher.department: | FT - Faculdade de Tecnologia |
| metadata.dc.publisher.course: | Engenharia de Petróleo e Gás - Bacharelado - Manaus |
| Citation: | SILVA, Juliana Souza da. Implementação do storytelling aplicado no ensino das Geociências. 2025. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Petróleo e Gás) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2025. |
| metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
| metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
| URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/9269 |
| Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Engenharias |
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